Guerra Comercial

Trump ameaça com tarifa adicional de 10% a países que se ‘alinharem’ ao Brics

07 jul 2025, 4:45 - atualizado em 07 jul 2025, 4:17
trump irã
Donald Trump ameaça com mais tarifas aos países que se alinharem aos Brics (Foto: Reuters/Ken Cedeno)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou sua rede social para ameaçar os países que se alinharem ao Brics com tarifa adicional de 10%. A declaração dada neste domingo acontece após os líderes do Brics reprovarem o aumento unilateral de tarifas que “distorcem o comércio”.

“Qualquer país que se alinhe com as políticas antiamericanas dos BRICS pagará uma TARIFA ADICIONAL de 10%. Não haverá exceções a essa política”, escreveu Trump.

Neste fim de semana, o Rio de Janeiro foi sede da cúpula dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), termo criado pelo Goldman Sachs há duas décadas para descrever o crescente poder econômico de países emergentes e que representa 45% da população mundial. Atualmente, o bloco é composto ainda por mais seis países membros e 10 países parceiros.

Apenas os cinco principais membros do Brics respondem por mais de US$ 28 trilhões em Produto Interno Bruto nominal em termos de dólares, enquanto o Grupo dos Sete responde por mais de US$ 51 trilhões, de acordo com o Fundo Monetário Internacional.

Em uma declaração oficial do encontro, ministros de finanças e os presidentes dos Bancos Centrais do Brics mandaram um recado contrário às políticas tarifárias impostas pelo governo Trump desde o início do ano.

“Os membros do BRICS demonstraram resiliência e continuarão a cooperar entre si e com outros países para salvaguardar e fortalecer o sistema multilateral de comércio não discriminatório, aberto, justo, inclusivo, equitativo, transparente e baseado em regras, tendo a OMC como seu núcleo, evitando guerras comerciais que possam mergulhar a economia global em recessão ou prolongar ainda mais o crescimento contido”, diz o trecho do documento sobre o tema.

Em discurso o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o mundo passa por um “colapso sem precedentes” do sistema multilateral, e que o bloco é, hoje, o grupo que tem de trabalhar pela sua atualização.

“A ONU completou 80 anos no último dia 26 de junho e presenciamos um colapso sem paralelo do multilateralismo”, disse Lula. “O Brics é herdeiro do Movimento Não-Alinhado. Com o multilateralismo sob ataque, nossa autonomia está novamente em xeque. Avanços arduamente conquistados, como os regimes de clima e comércio, estão ameaçados”.

Mesmo sem participar do evento presencialmente, Putin discursou por vídeo neste domingo afirmando os a obsoleta os mercados emergentes deveriam aumentar o uso de suas moedas nacionais para o comércio.

“Tudo indica que o modelo de globalização liberal está se tornando obsoleto. O centro da atividade empresarial está se deslocando para os mercados emergentes”, disse.

Com informações Reuters

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
fernando.antunes.ext@moneytimes.com.br
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar