Guerra Comercial

Trump anuncia tarifa de 30% sobre União Europeia e México

12 jul 2025, 9:45 - atualizado em 12 jul 2025, 11:06
tarifas-donald-trump-eua-brasil
Trump anunciou novas tarifas de importação na manhã deste sábado para União Europeia e México; taxas entram em vigor em 1º de agosto (Imagem REUTERS/Dado Ruvic/Imagem ilustrativa)

O presidente dos Estados UnidosDonald Trump, anunciou novas tarifas de importação para a União Europeia (UE) e o México nesta manhã deste sábado (12).

De acordo com as cartas publicadas na rede social Truth, os produtos europeus e mexicanos serão taxados em 30%. A alíquota, assim como nos demais anúncios nesta segunda rodada do ‘tarifaço’, entra em vigor em 1º de agosto.

O anúncio de novas tarifas para o bloco econômico europeu já era esperado. Porém, o mercado estimava uma taxa entre 10% a 20%.

Inicialmente, a UE esperava chegar a um acordo comercial abrangente com os EUA, incluindo tarifas zero por zero sobre produtos industriais, mas meses de negociações difíceis levaram à conclusão de que provavelmente o resultado das conversas seria apenas um acordo provisório.

Em carta à UE, Trump justificou as tarifas como uma ‘reparação’ ao déficit comercial e afirmou que as taxas podem ser suspensas caso o bloco decida “fabricar os seus produtos dentro dos Estados Unidos”. Essa é uma justificativa padrão nas cartas tarifárias da Casa Branca nesta senda rodado ‘tarifaço’.

Já em relação ao México, o chefe da Casa Branca cita o fentanil, além do déficit comercial, como motivo para a taxação. Segundo ele, o país vizinho tem ajudado a proteger a fronteira com os EUA — mas os esforços ainda não são o suficiente.

“O México ainda não deteve os Cartéis que estão tentando transformar toda a América do Norte em um playground de narcotráfico. Obviamente, não posso permitir que isso aconteça!”, disse Trump na carta divulgada hoje.

O presidente norte-american0 disse também que pode reconsiderar a alíquota sobre os produtos mexicanos, para cima ou para baixo, a depender das negociações e se o país for “bem-sucedido em desafiar os cartéis e deter o fluxo de fentanil”.

Tarifaço de Trump

A nova rodada do ‘tarifaço’ do presidente norte-americano Donald Trump começou nesta semana, com uma série de anúncios.

Na segunda-feira (7), Trump enviou cartas a 14 países, incluindo Japão e Coreia do Sul, com as “novas” taxas, que variavam de 25% a 40%.

Já quarta-feira (9), o presidente norte-americano informou que os produtos produzidos na Líbia, Iraque, Sri Lanka e Argélia serão taxados em 30%, da Moldávia e Brunei serão submetidos a uma taxa de 25% e os bens e mercadorias da Filipinas sofrerão uma alíquota de 20% na importação nos Estados Unidos.

Também foi a vez do Brasil. O chefe da Casa Branca taxou os produtos brasileiros em 50% e vinculou a decisão ao tratamento recebido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, que é réu de inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF) sob acusação de planejar um golpe de Estado.

No dia seguinte (10), Trump anunciou uma taxa de 35% sobre todas as importações do Canadá. Ele citou o fentanil como justificativa para o aumento das taxas, acrescentando que elas seriam ainda maiores se o país retaliasse. “Se o Canadá trabalhar comigo para interromper o fluxo de fentanil, talvez consideremos um ajuste nesta carta”, disse Trump em uma carta publicada no Truth Social.

Até agora, Trump anunciou novas taxas ‘recíprocas’ de importação para 25 países, que variam de 20% a 50%, e que entram e vigor a partir de 1º de agosto. O Brasil o único país tarifado com a alíquota maior.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Jornalista formada pela PUC-SP, com especialização em Finanças e Economia pela FGV. É repórter do MoneyTimes e já passou pela redação do Seu Dinheiro e setor de análise politica da XP Investimentos.
liliane.santos@moneytimes.com.br
Jornalista formada pela PUC-SP, com especialização em Finanças e Economia pela FGV. É repórter do MoneyTimes e já passou pela redação do Seu Dinheiro e setor de análise politica da XP Investimentos.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar