Trump anuncia tarifa de 50% contra União Europeia

Em uma nova fase do ‘tarifaço’, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a imposição de uma taxa de 50% sobre a importações dos produtos da União Europeia no país nesta sexta-feira (23). Segundo o chefe da Casa Branca, a tarifa entra em vigor em 1º de junho.
A medida, segundo ele, é uma resposta às “poderosas” barreiras comerciais e práticas adotadas pelo bloco econômico europeu.
Além disso, Trump afirmou que as negociações com a União Europeia não estão avançando. “A União Europeia, que foi formada com o objetivo principal de tirar vantagem dos Estados Unidos no comércio, tem sido muito difícil de lidar”, disse Trump na rede social Truth Social.
Segundo o Financial Times, o representante comercial dos EUA, Jamieson Greer, deve se reunir com Comissário Europeu de Comércio, Maros Sefcovic, ainda nesta sexta-feira (23) — em um encontro que já estava previsto.
Até o momento, a União Europeia não se pronunciou sobre a medida de Trump.
Além da União Europeia
Cerca de 30 minutos antes de anunciar a tarifa sobre os produtos da União Europeia, Trump afirmou que a Apple (AAPL) terá que pagar uma taxa de 25% para importar os produtos nos Estados Unidos, caso não forem fabricados no país.
“Há muito tempo, informei Tim Cook, da Apple, que espero que os iPhones vendidos nos Estados Unidos sejam fabricados e construídos nos Estados Unidos, não na Índia ou em qualquer outro lugar”, disse Trump, também na na Truth Social.
Em reação, as ações AAPL operam chegaram a cair mais de 2% nas negociações pré-mercado na manhã desta sexta-feira (23).