Trump discursa por uma hora ao Congresso americano; veja principais trechos
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, falou durante aproximadamente uma hora em seu primeiro discurso ao Congresso do país desde que foi eleito. Trump, ao contrário do que se esperava, não forneceu muitos detalhes sobre os seus planos de infraestrutura, segurança ou protecionismo. E não revelou, também, como pretende financiar tais projetos.
Ao longo do discurso, a divisão entre republicanos e democratas foi explícita. À esquerda de Trump os congressistas republicanos o aplaudiam de pé e ovacionavam durante a maior parte de seu pronunciamento. Os democratas, contudo, pouco interagiam com as frases de Trump. Veja, abaixo, algumas das principais declarações:
“O mercado de ações ganhou 3 trilhões de dólares desde as eleições em 8 de novembro”
“Os novos oleodutos serão feitos com aço americano”
“Vamos começar a construção de um grande, grande muro em nossa fronteira ao sul”.
“Vou pedir ao Congresso para aprovar uma legislação que produza um investimento de US $ 1 trilhão na infraestrutura dos Estados Unidos e financiado por capital público e privado criando milhões de novos empregos”.
“Concordo com o comércio livre, mas ele também precisa ser justo”.
“Precisamos tornar mais fácil a vida das empresas nos EUA, mas também vamos tornar muito difícil para elas deixarem os EUA”.
Sobre a Otan, Trump mudou de tom e agora disse apoiar o acordo. Ele, contudo, disse que cada país precisa participar financeiramente e cumprir com as suas obrigações. Segundo ele, o dinheiro de outros países “já está entrando”.