Internacional

Trump diz que Bessent é opção para substituir Powell no Fed

16 jul 2025, 3:54 - atualizado em 16 jul 2025, 3:58
Scott Bessent Tesouro Estados Unidos EUA
Scott Bessent entrou na lista de candidatos à presidência do Fed (REUTERS/Jonathan Drake/File Photo)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta terça-feira que o secretário do Tesouro, Scott Bessent, poderia ser um candidato para substituir o chair do Federal Reserve, Jerome Powell, mas sugeriu que isso pode não acontecer.

Após pousar na base aérea Andrews, Trump foi questionado se Bessent seria uma opção para substituir Powell, cujo mandato termina em maio de 2026.

“Ele é uma opção, e ele é muito bom. Bem, ele não é, porque eu gosto do trabalho que ele está fazendo, certo?”, disse Trump aos repórteres.

Nos últimos meses, Trump tem criticado duramente Powell pelo fato de ele não estar reduzindo as taxas de juros dos EUA e tem insistido repetidamente para que ele renuncie. O presidente não pode demitir Powell por causa de uma disputa política. Trump indicou Powell, um colega republicano, durante seu primeiro período na Presidência, e ele foi reconduzido a um segundo mandato como chefe do Fed pelo presidente democrata Joe Biden.

Com a taxa de desemprego baixa e a inflação acima da meta de 2% do Fed, as autoridades do banco central dos EUA têm relutado em cortar as taxas de juros da atual faixa de 4,25% a 4,5% até que esteja claro que as políticas tarifárias de Trump não levarão a um novo aumento nos preços.

Dados dos EUA divulgados nesta terça-feira mostraram que os preços ao consumidor aumentaram em uma série de produtos, desde café até equipamentos de áudio e móveis domésticos, o que, segundo os economistas, é uma evidência de que as taxas de importação crescentes estão sendo repassadas aos consumidores. Os preços ao consumidor em geral aumentaram 0,3% em junho, o que equivale a uma taxa anual de aproximadamente 3,5%, após um aumento de 0,1% em maio.

Lista de candidatos cresce

Outras pessoas que estão sendo consideradas para substituir Powell incluem o ex-diretor do Fed Kevin Warsh e o principal assessor econômico de Trump, Kevin Hassett.

Bessent, que também desempenhou um papel fundamental nas negociações comerciais de Trump com vários países, disse à Bloomberg Surveillance nesta terça-feira que um “processo formal” já estava começando a identificar um possível sucessor de Powell.

“Há muitos candidatos excelentes, e veremos a rapidez com que o processo avança”, disse Bessent.

Ele disse que seria confuso para Powell permanecer no Fed após o término de seu mandato como chair em maio de 2026. O mandato de Powell como diretor do Fed se estende até 31 de janeiro de 2028.

As autoridades do governo Trump argumentam que um projeto de lei fiscal que está prestes a ser aprovado no Congresso estimulará o investimento do setor privado e fortalecerá a economia dos EUA, e insistem que, embora os aumentos de tarifas possam resultar em um aumento único nos preços, eles não devem elevar a inflação no longo prazo.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar