Trump diz que Brasil ‘ficou rico’ cobrando tarifas sobre os EUA

O presidente Donald Trump afirmou, em entrevista para a revista Time Magazine, que o Brasil e outros países, como a China e a Índia, “sobrevivem” e “ficaram ricos” com tarifas sobre as importações de produtos norte-americanas.
Ao ser questionado o motivo de considera as tarifas recíprocas uma vitória, Trump disse que os Estados Unidos vão arrecadar uma fortuna.
“Foi isso que a China fez conosco. Eles nos cobram 100%. Se você olhar para a Índia— ela cobra de 100% a 150%. Se você olhar para o Brasil, se você olhar para muitos, muitos países, eles cobram — é assim que eles sobrevivem. É assim que eles ficaram ricos”, disse.
- E MAIS: Ação brasileira da qual ‘os gringos gostam’ tem potencial para subir mais de 20% em breve; saiba o porquê
Segundo o republicano, não há tarifas para as empresas que queira fabricar os produtos em território norte-americano e que muitas companhias já estariam se preparando para mudar suas operações para os EUA.
“Este é um tremendo sucesso. Você simplesmente ainda não sabe, mas isso é um tremendo sucesso o que está acontecendo. Estamos arrecadando bilhões e bilhões de dólares, dinheiro que nunca arrecadamos antes”, afirmou. Trump, no entanto, não citou números exatos ou fontes da quantia que estaria sendo arrecadada.
O presidente norte-americano ainda disse que já fechou 200 acordos com países e empresas, embora nada tenha sido divulgado oficialmente pela Casa Branca. “Estou lidando com todas as empresas, com países muito amigáveis. Estamos nos reunindo com a China. Estamos indo bem com todos. Mas, no fim das contas, fui eu quem fechou todos os acordos”, afirmou.
Apesar de a China negar, Trump também afirmou na entrevista que o presidente Xi Jinping já ligou para ele, mas sem citar quando e também desconversou sobre o assunto que os dois teriam abordado.