Trump diz que chegou a acordo comercial com a Coreia do Sul
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quarta-feira (29) que um acordo comercial foi fechado com a Coreia do Sul, em comentários que fizeram o won subir em relação ao dólar, já que um pacto promete dissipar a incerteza para a economia dependente do comércio.
“Nós conseguimos, conseguimos. Chegamos a um acordo”, disse Trump em resposta a uma pergunta sobre se um acordo havia sido fechado, antes de um jantar oferecido pelo presidente sul-coreano, Lee Jae Myung. “Fizemos nosso acordo, praticamente o finalizamos”, acrescentou mais tarde, sem dar detalhes.
O won subia 0,54% em relação ao dólar com a notícia.
- LEIA AGORA: Resultados do 3T25: Veja como os números das empresas listadas na bolsa brasileira impactam o seu bolso
Na ausência de um acordo, fabricantes sul-coreanos de carros e aço deveriam pagar tarifas de 25%, em vez dos 15% acordados em julho, colocando-os em desvantagem em relação aos concorrentes japoneses que pagam 15% após o acordo de Tóquio com os Estados Unidos.
A cúpula Trump-Lee ocorreu durante a viagem do presidente dos EUA por três países da Ásia, que começou na Malásia com uma reunião da Associação das Nações do Sudeste Asiático.
Autoridades sul-coreanas disseram que os dois países continuam “fortemente” divididos quanto à parte em dinheiro de um pacote de investimentos de US$ 350 bilhões, uma vez que Seul procurou reduzi-lo aumentando a parcela de empréstimos e garantias de empréstimos.