Trump diz que estão sendo tomadas providências para o encontro entre Zelenskiy e Putin

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, classificou sua reunião nesta segunda-feira com o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy e outros parceiros europeus como “muito boa” e disse que iniciou os preparativos para uma reunião entre o presidente russo, Vladimir Putin, e Zelenskiy após uma ligação posterior com Putin.
Segundo Trump, as garantias de segurança para a Ucrânia — fornecidas pelos países europeus em coordenação com os EUA — foram discutidas durante a reunião.
- LEIA TAMBÉM: Tenha acesso às recomendações mais valorizadas do mercado sem pagar nada; veja como receber os relatórios semanais do BTG Pactual com o Money Times
“Ao final das reuniões, liguei para o presidente Putin e iniciei os preparativos para uma reunião, em um local a ser determinado, entre o presidente Putin e o presidente Zelenskiy”, disse Trump, acrescentando que o vice-presidente dos EUA, JD Vance, o secretário de Estado Marco Rubio e o enviado especial Steve Witkoff devem tratar dos preparativos com os dois países.
Na sexta, Trump se reuniu com Putin por quase três horas no Alasca, na primeira cúpula EUA-Rússia desde que Moscou lançou sua invasão em grande escala da Ucrânia em fevereiro de 2022.
“Foi determinado por todos que a melhor maneira de acabar com a terrível guerra entre a Rússia e a Ucrânia é ir diretamente para um acordo de paz, que acabaria com a guerra, e não um mero acordo de cessar-fogo, que muitas vezes não se sustenta”, escreveu Trump em publicação no Truth Social.
As Forças Russas estão avançando gradualmente há meses. A guerra – a mais mortal na Europa nos últimos 80 anos – matou ou feriu bem mais de um milhão de pessoas de ambos os lados, incluindo milhares de civis ucranianos, em sua maioria, de acordo com analistas.