Internacional

Trump diz que sempre há uma chance de guerra com o Irã

05 jun 2019, 17:41 - atualizado em 05 jun 2019, 17:41
O comentário veio em meio a um momento de tensão entre os dois países, após Trump culpar a República Islâmica por violência ocorrida no Oriente Médio (Imagem: Isac Nóbrega/PR)

O presidente Donald Trump declarou nesta quarta-feira (05) que “sempre existe a chance” de os Estados Unidos tomarem ações militares contra o Irã, apesar de preferir resolver os assuntos verbalmente com o presidente iraniano Hassan Rouhani, de acordo a Bloomberg

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Sempre existe a chance. Eu quero? Não, eu prefiro que não, mas sempre tem a chance,” disse Trump, quando questionado sobre a perspectiva de conflito em uma entrevista na ITV’s Good Morning Britain, na Inglaterra. “Eu prefiro conversar”.

O comentário veio em meio a um momento de tensão entre os dois países, após Trump culpar a República Islâmica por violência ocorrida no Oriente Médio e ter ordenado a entrada de 1.500 homens do exército norte-americano na região no mês passado.

Trump declarou que está disposto a falar com Rouhani, apontando que o presidente iraniano tinha dito que não estava querendo guerra como os EUA. “A única coisa é que nós não podemos deixar eles terem armas nucleares”, disse Trump.

Oficiais do Pentágono acreditam que o Irã está por trás dos recentes ataques a petroleiros, um oleoduto saudita e o complexo diplomático da Zona Verde em Bagdá, mas os EUA não publicaram evidências para as acusações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Fiquem longe”

“Os americanos precisam ficar longe,” disse o Supremo Líder Aiatolá Ali Khamenei. “Onde eles estiveram teve guerra, mortes e humilhação. Se eles chegarem perto, nós saberemos como agir, nós sabemos o que precisa ser feito”, ele disse.

Esse posicionamento mais duro em relação ao Irã estreitou as relações dos Estados Unidos com os países da Europa. Como é o caso do Reino Unido, que decidiu fechar um acordo com os EUA para impedir o crescimento do Irã.

“O Irã era exatamente hostil na primeira vez em que eu vim para o escritório,” criticou Trump. “Era a nação terrorista número um no mundo na época e provavelmente ainda é hoje em dia”.

Inglaterra 

Trump está em Londres para celebrar o 75º aniversário do “Dia D”, quando os países aliados derrotaram as nações do eixo e venceram a Segunda Guerra Mundial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Jornalista | Analista de Marketing
vitoria.fernandes@moneytimes.com.br
Linkedin
Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar