Trump e Maduro conversaram na semana passada, diz New York Times
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, conversou com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, na semana passada e discutiu um possível encontro entre eles nos EUA, informou o New York Times nesta sexta-feira, citando fontes com conhecimento do assunto.
O jornal acrescentou que não havia planos no momento para tal reunião, que — se ocorrer — seria o primeiro encontro entre o líder autoritário venezuelano e um presidente dos EUA.
A revelação da ligação telefônica ocorre em um momento em que Trump continua a usar uma retórica belicosa em relação à Venezuela, ao mesmo tempo em que considera a possibilidade da diplomacia.
O governo Trump descreveu Maduro como um líder ilegítimo, que lidera uma organização de tráfico de drogas conhecida como Cartel de los Soles, alegação que Caracas nega.
Desde o início de setembro, o governo dos EUA tem bombardeado supostos barcos de drogas originários da Venezuela e de outras nações latino-americanas, prática que democratas, acadêmicos e especialistas em direitos humanos descreveram como execuções extrajudiciais.
Na quinta-feira, Trump repetiu ameaças anteriores de começar a bombardear alvos terrestres.
“A terra é mais fácil, mas isso vai começar muito em breve”, disse Trump a jornalistas.
Nem a Casa Branca nem o Ministério das Comunicações da Venezuela, que cuida das solicitações de imprensa para o governo, responderam imediatamente a pedidos de comentários.