Trump e Zelensky se encontram na Casa Branca na segunda-feira (18)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, receberá na próxima segunda-feira (18) o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, no Salão Oval da Casa Branca. Será a primeira reunião entre os dois líderes desde o início da nova rodada de negociações para tentar encerrar a guerra da Ucrânia, iniciada em 2022.
O encontro foi confirmado por ambos nas redes sociais. Trump destacou que o próximo passo deve ser uma reunião trilateral com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, com quem se encontrou na sexta-feira (15), no Alasca. Zelensky também declarou apoio à proposta e disse que considera o formato adequado para discutir pontos centrais do conflito.
Trump classificou a conversa com Putin como produtiva e afirmou que o russo demonstrou disposição em avançar em direção a um acordo. O presidente norte-americano ressaltou, no entanto, que qualquer solução depende da concordância da Ucrânia. Zelensky, por sua vez, reforçou a importância do envolvimento dos países europeus no processo, para assegurar garantias de segurança de longo prazo.
Na sexta-feira, após a reunião com Putin, Trump telefonou a Zelensky e a líderes da Otan. O contato incluiu chefes de governo da Alemanha, Reino Unido, Itália, França, Polônia e Finlândia. Segundo Trump, “há boas chances” de um entendimento, embora ainda existam divergências sobre pontos-chave.
Durante o encontro no Alasca, Putin afirmou que a segurança da Ucrânia deve ser garantida, mas insistiu que as preocupações da Rússia também precisam ser consideradas. O russo elogiou a postura de Trump e disse esperar que a “compreensão mútua traga paz”.
- SAIBA MAIS: O Money Times reuniu as recomendações de mais de 20 bancos e corretoras em um conteúdo gratuito e completo para você investir melhor.