Internacional

Trump elogia Lula e prevê encontro na próxima semana, mas diz que Brasil ‘só vai se dar bem quando trabalhar com os EUA’

23 set 2025, 12:27 - atualizado em 23 set 2025, 12:38
lula-brasil-donald-trump-estados-unidos-eua-1
(Imagens: REUTERS/Brian Snyder e Agência Brasil/Rafa Neddermeyer)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que pode se encontrar com o presidente Lula na semana que vem. Em discurso na 80ª Assembleia Geral da ONU, o líder norte-americano elogiou o presidente brasileiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Eu estava entrando e o líder do Brasil estava saindo. Nós nos vimos, eu o vi, ele me viu, e nós nos abraçamos”, disse Trump, afirmando que vai tentar se reunir com Lula na próxima semana. “Ele pareceu um homem muito agradável. Na verdade, ele gostou de mim e eu gostei dele. E eu só faço negócio com quem eu gosto.”

No entanto, Trump afirmou que o “Brasil tinha tarifas injustas contra os EUA”, que agora estão devolvendo isso com bastante força para defender a soberania e os direitos dos cidadãos americanos.

“Eu sinto muito por fazer com que o Brasil não fique bem. E eles vão continuar assim. Só podem se dar bem quando estiverem trabalhando conosco. Sem a nossa ajuda eles vão fracassar como outros fracassaram”, afirmou.

Mais cedo, o presidente Lula abriu as declarações dos líderes mundiais e afirmou que a soberania brasileira é inegociável, além de criticar medidas unilaterais impostas ao país e ataques ao Poder Judiciário brasileiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

Repórter estagiário no Money Times, graduando em jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP). Cobre empresas, mercados e agronegócio desde 2024.
gustavo.silva@moneytimes.com.br
Repórter estagiário no Money Times, graduando em jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP). Cobre empresas, mercados e agronegócio desde 2024.