Trump está avaliando ação judicial contra Powell sobre reforma, diz Casa Branca

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está considerando entrar com uma ação judicial contra o chair do Federal Reserve, Jerome Powell, relacionada à sua gestão das reformas na sede do Fed em Washington, disse a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, nesta terça-feira (12).
A possível ação, sugerida anteriormente em uma postagem presidencial nas redes sociais, aumenta a pressão contínua de Trump sobre o líder do banco central para reduzir as taxas de juros.
Um porta-voz do Fed não fez comentários.
- CONFIRA: Está em dúvida sobre onde aplicar o seu dinheiro? O Money Times mostra os ativos favoritos das principais instituições financeiras do país; acesse gratuitamente
Autoridades da Casa Branca disseram que estão investigando a reforma de dois prédios históricos pelo Fed, sugerindo que a supervisão deficiente e uma possível fraude aumentaram o custo desnecessariamente e que o projeto é inadequadamente ostensivo.
Trump visitou o local há algumas semanas e repetiu essas acusações, mesmo quando se reuniu com Powell e defendeu pessoalmente a redução das taxas de juros.
Documentos do Fed mostram que o custo, originalmente estimado em US$ 1,9 bilhão, agora está orçado em US$ 2,4 bilhões, e o banco central diz que as despesas extras se devem principalmente ao aumento dos custos de mão de obra e materiais, bem como a desafios inesperados, incluindo a remoção de amianto.
Um parecer da Suprema Corte emitido neste verão em um caso não relacionado sobre funcionários de outros órgãos governamentais independentes apoia a ideia de que o Fed é único e que a lei não permite que o presidente remova um chair do Fed devido a diferenças sobre a direção da política monetária.