Trump faz nova ameaça com mais tarifas para países com impostos digitais

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou nesta segunda-feira (25) os países que têm impostos digitais com “tarifas adicionais subsequentes” sobre seus produtos, caso essas nações não removam tais legislações.
Fontes disseram anteriormente que o governo Trump estava considerando impor sanções a autoridades da União Europeia ou de Estados-membros responsáveis por implementar a emblemática Lei de Serviços Digitais do bloco.
- Giro do Mercado: Inscreva-se gratuitamente para receber lembretes e conferir o programa em primeira mão
Muitos países, especialmente na Europa, têm aplicado impostos sobre a receita de vendas de prestadores de serviços digitais, incluindo Google (da Alphabet), Facebook (da Meta), Apple e Amazon. A questão tem sido uma fonte constante de atrito comercial para vários governos dos EUA.
“Com esta VERDADE, notifico todos os países com Impostos, Legislação, Regras ou Regulamentos Digitais que, a menos que essas ações discriminatórias sejam removidas, eu, como Presidente dos Estados Unidos, imporei Tarifas substanciais adicionais sobre as Exportações desse país para os EUA e instituirei restrições de Exportação sobre nossa Tecnologia e Chips Altamente Protegidos,” disse Trump em uma publicação em rede social.
Na publicação, Trump afirmou que tais legislações foram “projetadas para prejudicar ou discriminar a tecnologia americana” e que davam passe livre para empresas de rivais tecnológicos dos EUA, como a China.
Trump já havia ameaçado anteriormente impor tarifas a países como o Canadá e a França por divergências relacionadas aos impostos sobre serviços digitais.
Em fevereiro, Trump ordenou ao seu chefe de comércio que reativasse investigações com o objetivo de impor tarifas sobre importações de países que taxam empresas de tecnologia dos EUA.