Trump fez referência a números baixos do PIB nas redes sociais antes da divulgação e culpou paralisação
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aparentemente sinalizou um resultado decepcionante no final do ano para o crescimento econômico do país antes da divulgação dos dados, criticando o papel que os democratas desempenharam na prolongada paralisação do governo no ano passado que derrubou os números gerais da produção econômica.
“A paralisação democrata custou aos EUA pelo menos dois pontos no PIB. É por isso que eles estão fazendo isso, em versão miniatura, novamente. Sem paralisações! Além disso, TAXA DE JUROS MENOR. Powell ‘atrasado demais’ é o PIOR!!!”, disse Trump nas redes sociais mais de meia hora antes da divulgação dos novos dados do governo.
Os dados mostraram que a economia cresceu apenas 1,4% nos últimos três meses do ano, com a paralisação federal de 43 dias, de 1º de outubro de 2025 a 12 de novembro de 2025, reduzindo esse número em cerca de 1,15 ponto percentual.
O presidente recebe alguns dados econômicos com antecedência, mas as autoridades eleitas tradicionalmente evitam comentar até que esses relatórios sejam divulgados. Seu pedido por taxa de juros mais baixa tornou-se um refrão comum, com o Federal Reserve agora aguardando a transição para um novo chair, Kevin Warsh, nomeado por Trump para assumir o cargo após o término do mandato de Jerome Powell em maio.
A queda de 16,6% nos gastos federais no último trimestre foi a maior desde o início da década de 1970.
A postagem inicial de Trump pareceu coincidir com um salto nos volumes de negociação de futuros de índices de ações, mas houve pouca mudança nos preços de mercado ou nos rendimentos dos títulos após seus comentários.
O porta-voz da Casa Branca Kush Desai, respondendo a perguntas sobre os comentários de Trump acerca de dados que ainda não haviam sido divulgados, concentrou-se na mudança implícita nos dados para um crescimento mais forte do setor privado.
“O relatório do PIB de hoje mostrou que o presidente Trump continua a proporcionar um crescimento econômico robusto liderado pelo setor privado, com forte consumo e investimento”, disse ele, argumentando que, se isolados, os números do setor privado “superaram” as estimativas de outros sobre o crescimento dos EUA.
“A recuperação econômica dos Estados Unidos deve acelerar ainda mais em 2026”, disse ele.
De fato, o impacto das paralisações do governo é normalmente visto como temporário, semelhante ao impacto das tempestades que reduzem o crescimento econômico em um determinado período, mas que é compensado no futuro. Os funcionários públicos que perderam seus salários, por exemplo, acabam recebendo os salários atrasados e compensam os gastos atrasados ou reabastecem suas economias reduzidas.