Tarifas do Trump

Trump impõe tarifa de 50% sobre produtos de cobre e lança ofensiva para revitalizar indústria nos EUA

30 jul 2025, 16:19 - atualizado em 30 jul 2025, 16:19
(Imagem: Pixabay/Alexas_Fotos)

O presidente norte-americano Donald Trump anunciou, nesta terça-feira (30), uma nova rodada de tarifas comerciais com foco na indústria de cobre dos Estados Unidos. Em uma publicação oficial no site da Casa Branca, o governo americano determinou a aplicação de uma tarifa universal de 50% sobre a importação de produtos semiacabados e derivados com alto teor de cobre. As medidas entram em vigor já a partir de 1º de agosto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A decisão vem após uma investigação da Seção 232, conduzida pelo Departamento de Comércio, que concluiu que as importações de cobre representam uma ameaça à segurança nacional dos EUA. O estudo apontou a importância estratégica do insumo para a base industrial do país, especialmente no setor de defesa, onde é o segundo material mais utilizado, atrás apenas do aço.

“O cobre é essencial para a base industrial da qual depende a segurança nacional e econômica dos EUA. É um insumo necessário em diversos sistemas de defesa, incluindo aeronaves, veículos terrestres, navios, submarinos, mísseis e munições”, diz a nota da Casa Branca.

Além das tarifas, Trump anunciou uma série de medidas para fortalecer a cadeia produtiva doméstica de cobre, incluindo:

  • Obrigatoriedade de que 25% da sucata de cobre de alta qualidade produzida nos EUA seja comercializada no mercado interno, com a possibilidade de exigência de licenciamento de exportação;
  • Exigência de que parte dos materiais de entrada (como cátodos, ânodos e concentrados) também seja destinada ao abastecimento doméstico, começando em 25% em 2027 e subindo gradualmente para 40% em 2029;
  • Criação de um processo para inclusão de novos produtos nas tarifas já estabelecidas.

Segundo Trump, a ofensiva tem como objetivo “nivelar o campo de jogo” para a indústria norte-americana frente às práticas predatórias de concorrentes estrangeiros, além de reduzir a dependência dos EUA por cobre importado, considerada “insustentável” pela Casa Branca.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A medida faz parte de uma estratégia mais ampla do governo republicano, que tem como pilar a chamada Política Comercial América Primeiro (do inglês, America First). Trump tem redobrado o tom protecionista, reativando medidas anteriores como as tarifas de 50% sobre aço e alumínio e elevando barreiras comerciais à China, incluindo uma tarifa de 10% sobre produtos chineses em resposta à crise migratória.

Nos mercados, a medida pode influenciar os preços globais do metal, além de trazer impactos significativos sobre empresas norte-americanas que dependem da matéria-prima importada. Investidores devem monitorar de perto os desdobramentos, especialmente no que diz respeito ao fornecimento e custos operacionais para fabricantes de bens de capital, infraestrutura e eletrônicos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, atua há 3 anos na redação e produção de conteúdos digitais no mercado financeiro. Anteriormente, trabalhou com produção audiovisual, o que a faz querer juntar suas experiências por onde for.
juliana.caveiro@moneytimes.com.br
Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, atua há 3 anos na redação e produção de conteúdos digitais no mercado financeiro. Anteriormente, trabalhou com produção audiovisual, o que a faz querer juntar suas experiências por onde for.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar