Internacional

Trump intensifica guerra comercial e avança com tarifas sobre automóveis

26 mar 2025, 19:59 - atualizado em 26 mar 2025, 19:59
Trump fala a jornalistas no Salão Oval da Casa Branca 26/03/2025 REUTERS/Evelyn Hockstein
Trump fala a jornalistas no Salão Oval da Casa Branca 26/03/2025 REUTERS/Evelyn Hockstein

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira planos para tarifas há muito prometidas de até 25% sobre as importações automotivas, ampliando a guerra comercial global que ele iniciou ao reconquistar a Casa Branca este ano, em uma medida que os especialistas do setor automotivo esperam que aumente os preços e prejudique a produção.

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“O que faremos é aplicar uma tarifa de 25% a todos os carros que não forem fabricados nos Estados Unidos”, disse Trump no Salão Oval. “Começamos com uma base de 2,5%, que é o que estamos fazendo, e vamos para 25%.”

Trump, que vê as tarifas como uma ferramenta para aumentar a receita para compensar seus cortes de impostos prometidos e para reviver uma base industrial dos EUA em declínio há muito tempo, disse que os novos impostos de importação entrarão em vigor em 2 de abril, a mesma data em que ele planeja anunciar tarifas recíprocas destinadas aos países responsáveis pela maior parte do déficit comercial dos EUA. A cobrança das novas tarifas sobre automóveis começaria em 3 de abril.

Com relação ao anúncio do próximo dia 2 de abril, Trump indicou que as medidas podem não ser as taxas equivalentes que ele vem se comprometendo a impor.

“Vamos torná-las muito brandas”, disse Trump. “Acho que as pessoas ficarão muito surpresas. Será, em muitos casos, menor do que a tarifa que eles vêm cobrando há décadas.”

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Queda das ações

As ações das montadoras listadas nos EUA caíram com a notícia da coletiva de imprensa, devido a preocupações de que as tarifas causariam ondas de choque em uma indústria automobilística global que tenta se recuperar da incerteza causada pelas ameaças tarifárias rápidas de Trump e suas ocasionais reversões.

O mercado acionário dos EUA também fechou em baixa devido às preocupações com as tarifas, que têm atormentado os investidores durante a maior parte do último mês.

Desde que assumiu o cargo em 20 de janeiro, Trump anunciou e adiou as tarifas sobre o Canadá e o México pelo que ele alega ser o papel deles em permitir a entrada do opioide fentanil nos EUA; estabeleceu impostos de importação sobre produtos da China pelo mesmo motivo; lançou pesadas tarifas sobre as importações de aço e alumínio; e tem repetidamente divulgado seus planos de anunciar tarifas globais recíprocas em 2 de abril.

As tarifas também poderiam aumentar os custos dos carros para os consumidores em milhares de dólares, afetando as vendas de veículos novos e resultando em perda de empregos, já que o setor automotivo dos EUA depende muito de peças importadas, de acordo com o Center for Automotive Research.

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Os EUA importaram US$474 bilhões em produtos automotivos em 2024, incluindo carros de passeio no valor de US$220 bilhões. México, Japão, Coreia do Sul, Canadá e Alemanha, todos aliados próximos dos EUA, foram os maiores fornecedores.

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A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
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