Trump pede investigação para frigoríficos e JBS, Tyson Foods e outras empresas são alvos
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse na última sexta-feira (7) que pediu ao Departamento de Justiça (DOJ) para investigar as empresas frigoríficas que, segundo ele, estão elevando o preço da carne bovina.
“Pedi ao DOJ que inicie imediatamente uma investigação sobre as empresas frigoríficas que estão elevando o preço da carne bovina por meio de conluio ilícito, fixação de preços e manipulação de preços”, disse Trump em publicação no Truth Social, sem mencionar os nomes das empresas.
A Casa Branca pediu uma análise das práticas das empresas e apontou, por meio de comunicado, que JBS, Cargill, Tyson Foods e National Beef são alvos da investigação.
- VEJA MAIS: O que os balanços do 3T25 revelam sobre o rumo da bolsa brasileira e quais ações podem surpreender nos próximos meses – confira as análises do BTG Pactual
Trump disse ainda que os preços do gado têm caído “substancialmente”, mas que o da carne embalada subiu.
Os pecuaristas norte-americanos criticam Trump desde outubro, depois do presidente sugerir que o país importe mais carne bovina da Argentina. A pouco mais de duas semanas, o presidente quadruplicou a cota tarifária para carne bovina argentina para 80 mil toneladas para reduzir os preços da carne.
Pouco antes disso, Trump pediu para que os pecuaristas reduzissem seus preços para incentivar os consumidores americanos a comprar sua carne. “Os criadores de gado, que eu amo, não entendem que a única razão pela qual estão indo tão bem, pela primeira vez em décadas, é porque eu coloquei tarifas sobre o gado que entra nos Estados Unidos, incluindo uma tarifa de 50% sobre o Brasil”, escreveu ele em uma postagem no Truth Social.