Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Trump pressiona Fed na contramão do mercado

13/12/2018 - 19:26

Em entrevista a Fox News, o presidente Donald Trump declarou que espera manutenção da política monetária pelo Federal Reserve na próxima reunião do dia 19 de dezembro.

“Esperançosamente o Fed não elevará os juros mais”, declarou, ressaltando ainda que a Fed Funds Rate – taxa de juro básico dos EUA – encontra-se próxima a taxa normalizada, porém a economia norte-americana ainda em uma crescente.

O consenso dos economistas é de uma elevação de 25 pontos-base no juro básico, para o intervalo de 2,25% a 2,5%.
Nos últimos dois anos, sem exceção, o Federal Reserve realizou contração monetária todos os trimestres.

Aumento no juro, mensagem dovish?

Largamente Trump critica a política monetária implantada pelo Federal Reserve, afirmando que “não está nem um pouco feliz” com Jerome Powell, presidente da instituição.

Enquanto isso, neste mês Trump foi agraciado com um discurso de Powell, no qual afirmou que a Fed Funds Rate está “logo abaixo” do nível o qual não há estímulos para a economia.

Comunicação deve ser segura

Para Michelle Meyer, chefe da área de estratégia da economia norte-americana no Bank of America Merrill Lynch, Powell deve soar tranquilizador sem soar agressivo. “As palavras-chave serão cautela, paciência, riscos e dependência de dados”, declarou Meyer. Cabe destacar que os economistas esperam uma recessão nos EUA em 2020.

No comunicado ao mercado, espera-se que o FOMC (Federal Open Market Committee) retire a mensagem de que espera “mais aumentos graduais” na Fed Funds Rate.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Leia mais sobre: ,

Última atualização por Valter Outeiro da Silveira - 13/12/2018 - 19:26

Cotações Crypto
Pela Web