Guerra Comercial

Trump recua novamente e adia para julho tarifa extra para União Europeia

26 maio 2025, 5:03 - atualizado em 26 maio 2025, 5:03
Tecnologia Ursula von der Leyen trump
Ursula von der Leyen afirma que a Europa está pronta para negociar um acordo (Shutterstock/Alexandros Michailidis)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, adiou novamente o início da cobrança de tarifa extra de 50% para a União Europeia para 9 de julho, retomando o prazo inicial de 90 dias que havia sido dado para que as negociações entre as partes chegassem a um acordo comercial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O anúncio com o recuo de Trump acontece após ele pressionar a UE na sexta-feira (23) com o início da tarifa extra para 1º de junho, alegando “dificuldade de lidar com a União Europeia”.

Neste domingo, em publicação em rede social, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou ter tido “boa” conversa com Trump, que por sua vez, também por rede social, anunciou o adiamento no fim do dia.

A Europa está pronta para avançar de forma rápida e decisiva”, disse von der Leyen, afirmando ainda que um “bom acordo” precisará do prazo até 9 de julho.

O presidente americano afirmou que “teve uma conversa agradável e concordou em adiar” o início da tarifa extra.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Negociações com todos

Após anúncios de tarifas pesadas para a grande maioria dos países, que redesenharam o comercio internacional, Donald Trump teve também diversas idas e vinda, em uma verdadeira política de morde e assopra. Oficialmente, apenas um acordo com o Reino Unido foi divulgado até o momento, além de avanços com Índia.

No caso da grande disputa com a China, após as partes atingirem tarifas recíprocas acima de 100%, uma trégua foi anunciada 12 de maio, com chineses e americanos voltando a mesa de negociação para encontrarem um acordo comercial em 90 dias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar