Transportes

Trust com fundos do Uber se tornará público na Cidade do México

28 dez 2019, 19:30 - atualizado em 26 dez 2019, 13:35
Uber Aplicativos Transportes
O acordo elevou a receita do transporte municipal, além de ajudar a aliviar o impacto para motoristas de táxis preocupados com o menor movimento (Imagem: Reuters/Phil Noble)

Os fundos mantidos em um trust de plataformas de transporte como o Uber Technologies serão transferidos para os cofres públicos da Cidade do México no início de 2020 devido a mudanças no código fiscal, informou o governo local em comunicado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As mudanças permitirão que a cidade divulgue como o dinheiro está sendo gasto. O comunicado foi enviado em resposta à reportagem da Bloomberg sobre os cerca de US$ 24 milhões depositados pelo Uber no fundo. Para o artigo anterior, a Secretaria de Mobilidade da Cidade, ou Semovi, não quis detalhar como os fundos estavam sendo usados.

O trust foi aberto em setembro de 2016, quando o Uber concordou em depositar 1,5% de cada viagem iniciada na Cidade do México para servir como fonte de receita para obras como a modernização da infraestrutura de transporte público.

O acordo elevou a receita do transporte municipal, além de ajudar a aliviar o impacto para motoristas de táxis preocupados com o menor movimento.

“A administração da Semovi reconhece que a natureza do trust não permite elementos de transparência ou certeza”, segundo o comunicado do governo municipal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As mudanças foram feitas e aprovadas pelo órgão legislativo da cidade no início deste mês, disse o documento, mas o novo código fiscal não havia sido incluído na legislação quando o artigo da Bloomberg foi publicado.

A cidade tinha se recusado a fornecer detalhes em entrevistas anteriores sobre o trust. Segundo o comunicado desta semana, 110 milhões de pesos (US$ 5,8 milhões) foram retirados do fundo para um programa para substituir táxis antigos que resultarão em 650 veículos mais novos e limpos, incluindo modelos híbridos ou elétricos.

O programa de substituição está disponível para quem estiver interessado, sem a necessidade de intermediários, afirmou a cidade, em resposta ao sindicato Movimiento Nacional Taxista, segundo o qual não recebeu um centavo do trust do Uber.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar