Justiça Eleitoral

TSE começa nova etapa de testes com voluntários sobre urnas eletrônicas

11 maio 2022, 15:08 - atualizado em 11 maio 2022, 15:08
urna eletrônica
“No entanto, nenhum dos achados conseguiu atingir potencial para uma modificação de voto”, frisou o tribunal, no comunicado (Imagem: REUTERS/Bruno Kelly)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começou nesta quarta-feira uma nova etapa de testagem pública de segurança do sistema de votação com o objetivo de colocar as urnas e demais componentes do processo eleitoral à prova para tentar identificar eventuais vulnerabilidades.

No momento, investigadores responsáveis por cinco planos de ataque considerados bem sucedidos em novembro vão examinar e avaliar as soluções desenvolvidas pela equipe técnica do TSE para sanar os achados encontrados em novembro do ano passado.

“No entanto, nenhum dos achados conseguiu atingir potencial para uma modificação de voto”, frisou o tribunal, no comunicado.

Essa etapa de testagem das urnas está prevista em normas do tribunal e tem como intuito “fortalecer a confiabilidade, a transparência e a segurança do registro e da apuração dos votos, bem como propiciar melhorias no processo eleitoral”, segundo o TSE.

A testagem ocorre em meio a ataques e suspeitas –sem evidências– lançadas pelo presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro ao sistema de votação por meio de urnas eletrônicas no país.

Disclaimer

O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Receba as newsletters do Money Times!

Cadastre-se nas nossas newsletters e esteja sempre bem informado com as notícias que enriquecem seu dia! O Money Times traz 8 curadorias que abrangem os principais temas do mercado. Faça agora seu cadastro e receba as informações diretamente no seu e-mail. É de graça!

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.