Eleições

TSE exclui militar que espalhava fake news de grupo de fiscalização das eleições

08 ago 2022, 13:28 - atualizado em 08 ago 2022, 13:30
Eleições 2022 fundo partidário
Grupo composto por nove militares analisa o código-fonte das urnas (REUTERS/Bruno Kelly)

Em ofício encaminhado ao ministro da Defesa nesta segunda-feira (8), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informa que decidiu retirar do grupo de fiscalização do processo eleitoral o coronel do Exército Ricardo Sant’anna.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O documento, encaminhado ao ministro Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira e assinado pelo presidente e pelo vice-presidente do TSE, os ministros Edson Fachin e Alexandre de Moraes, informa que o militar não fará parte do grupo responsável por acompanhar o processo eleitoral por divulgar nas redes sociais informações falsas sobre as urnas e as eleições brasileiras.

Sant’anna era um dos nove militares que integram o grupo de representantes do Ministério da Defesa que inspeciona o código-fonte das urnas. São quatro agentes do Exército, três da Marinha e dois da Aeronáutica.

“Cumprimentando-o, trago ao conhecimento de Vossa Excelência notícia veiculada a respeito de um dos militares designados como representante de fiscalização por esse Ministério, a saber, o Coronel do Exército Ricardo Sant’Anna, segundo a qual perfis por ele mantidos em redes sociais disseminaram informações falsas a fim de desacreditar o sistema eleitoral brasileiro”, diz o ofício.

O TSE menciona reportagem do portal Metrópoles, que na última sexta-feira revelou “mensagens compartilhadas pelo coronel rotuladas como falsas e que se prestaram a fazer militância contra as mesmas urnas eletrônicas que, na qualidade de técnico, este solicitou credenciamento junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para fiscalizar”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Veja o ofício encaminhado pelo TSE ao ministério da Defesa

586073539-SEI-2140234-Oficio-3881-1

Entre para o grupo do Money Times no Telegram!

Você acessa as notícias em tempo real e ainda pode participar de discussões relacionadas aos principais temas do Brasil e mundo. Entre agora para o nosso grupo no Telegram!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Editor
Formado em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, é editor de política, macroeconomia e Brasil do Money Times. Com passagens pelas redações de SBT, Record, UOL e CNN Brasil, atuou como produtor, repórter e editor.
matheus.caselato@moneytimes.com.br
Linkedin
Formado em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, é editor de política, macroeconomia e Brasil do Money Times. Com passagens pelas redações de SBT, Record, UOL e CNN Brasil, atuou como produtor, repórter e editor.
Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar