Eleições 2018

TSE responde a questionamentos sobre primeiro turno das eleições

19 out 2018, 15:01 - atualizado em 19 out 2018, 15:01
Rosa Weber (Marcelo Camargo/Arquivo Agência Brasil)

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Rosa Weber, convocou para logo mais, às quatro horas, uma entrevista coletiva.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O objetivo é responder aos questionamentos feitos no primeiro turno das eleições.

O TSE quer acabar com qualquer suspeita sobre a confiança nas urnas eletrônicas.

Também participam da coletiva, o diretor-geral da Polícia Federal, Rogério Galloro, e o secretário-executivo do Ministério da Segurança Pública, Luís Carlos Cazetta.

O ministro Raul Jungmann, titular da pasta, foi para o Congresso Nacional de Guardas Municipais, na Paraíba.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A expectativa é que o Ministério da Segurança e a Polícia Federal apresentem o resultado das seis investigações abertas para apurar problemas relatados por eleitores no primeiro turno.

Nesta semana, o ministério e o TSE reforçaram os protocolos de ação dos mesários e dos policiais em casos de problemas na hora do voto. Agora, no fim de semana, os mesários passarão por mais um treinamento.

Outro assunto que deve estar na pauta é a influência das fake news nas eleições.

O PT, o PDT e o PSOL foram à Justiça contra a candidatura de Jair Bolsonaro, do PSL, que, segundo denúncia do jornal Folha de S.Paulo, teria sido beneficiado por um esquema de compra e distribuição em massa de notícias falsas pelo WhatsApp.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No mês de junho, o então presidente do TSE, ministro Luiz Fux, chegou a declarar que a eleição poderia até ser cancelada se as fake news fossem usadas para manipular os eleitores.

O Idec, Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, também procurou a Justiça, para investigar o uso ilegal de dados pessoais pelas empresas citadas na reportagem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar