UE abre caminho para Monte dei Paschi ser resgatado pelo governo italiano
A Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia, aprovou um plano de reestruturação proposto pelo Banca Monte dei Paschi di Siena, abrindo o caminho para o governo italiano resgatar a instituição, que enfrenta sérias dificuldades financeiras.
O Ministério de Economia da Itália está em negociações com autoridades europeias sobre um pacote de ajuda ao Monte dei Paschi – que tem sede na região central da Toscana – desde dezembro, depois que o banco fracassou na tentativa de levantar recursos financeiros suficientes para sanar suas contas.
O Monte dei Paschi possui um déficit de capital de 8,8 bilhões de euros (US$ 9,9 bilhões), 2 bilhões de euros dos quais serão cobertos por meio da conversão de bônus em ações. O restante virá do governo italiano, que acabará ficando com uma participação de 70% no banco. Além da injeção de capital, o Monte dei Paschi terá de implementar um plano de reestruturação com o objetivo de voltar à rentabilidade no longo prazo.
Para isso, o banco terá de fazer agressivos cortes de custos, incluindo de funcionários, e vender cerca de 26 bilhões de euros em empréstimos inadimplentes, segundo pessoas com conhecimento do assunto. Em dezembro, Roma anunciou a criação de um fundo no valor de 20 bilhões de euros para auxiliar bancos com problemas financeiros, tendo em mente principalmente o Monte dei Paschi.
Dois outros bancos italianos em dificuldades – Banca Popolare di Vicenza e Veneto Banca – já entraram com pedidos para receber recursos do fundo. Fonte: Dow Jones Newswires.