Internacional

UE e Google vão criar pacto voluntário para IA antes de novas regras, diz Breton

24 maio 2023, 13:57 - atualizado em 24 maio 2023, 13:57
Alphabet Google criptomoedas carteira
Breton se encontrou mais cedo com Sundar Pichai, presidente-executivo do Google e da controladora, Alphabet, em Bruxelas (Imagem: REUTERS/Shannon Stapleton)

Alphabet e Comissão Europeia pretendem desenvolver um pacto sobre inteligência artificial (IA) envolvendo empresas europeias e não europeias antes que regras sobre a tecnologia entrem em vigor, disse o comissário para indústria da União Europeia (UE), Thierry Breton, nesta quarta-feira.

Breton se encontrou mais cedo com Sundar Pichai, presidente-executivo do Google e da controladora, Alphabet, em Bruxelas.

“Sundar e eu concordamos que não podemos esperar até que a regulamentação da IA seja efetivamente aplicável e que devemos trabalhar em conjunto com todos os desenvolvedores de IA para criarmos um pacto de forma voluntária antes do prazo legal”, disse Breton em um comunicado após a reunião.

  • Entre para o Telegram do Money Times! Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!

O comissário também incentivou os países e parlamentares da UE a finalizarem os detalhes das regras propostas pela Comissão sobre IA antes do final do ano. Ambos os grupos ainda não iniciaram as negociações para resolverem suas diferenças.

A preocupação está crescendo em relação ao potencial da IA de transformar a forma como a sociedade e as empresas operam. Os governos estão tentando encontrar uma maneira de controlar as consequências negativas da tecnologia sem comprometerem os benefícios dela ou sufocarem a inovação.

A Comissária da UE para a Concorrência, Margrethe Vestager, que também se encontrou com Pichai, enfatizou a necessidade de ação conjunta.

“Precisamos da Lei de IA o mais rápido possível. No entanto, a tecnologia evolui a uma velocidade extrema. Portanto, precisamos de um acordo voluntário sobre regras universais para a IA agora”, disse ela.

UE e Estados Unidos planejam intensificar a cooperação em inteligência artificial para estabelecer padrões mínimos antes que a legislação entre em vigor, disse Vestager na terça-feira.