Internacional

UE mira petróleo e bancos russos; Belarus realiza exercícios militares

04 maio 2022, 8:54 - atualizado em 04 maio 2022, 8:54
“(O presidente Vladimir) Putin precisa pagar um preço, um preço alto, por sua agressão brutal”, disse a chefe da Comissão, Ursula von der Leyen (Imagem: Olivier Hoslet/Pool via REUTERS)

A União Europeia propôs nesta quarta-feira suas sanções mais duras até agora contra a Rússia, incluindo um embargo gradual ao petróleo, à medida que a Ucrânia sofre mais bombardeios russos e monitora nervosamente exercícios militares em larga escala na vizinha Belarus, aliada de Moscou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quase 10 semanas depois de uma guerra que já matou milhares, desalojou milhões e destruiu cidades e vilas no leste e sul da Ucrânia, a Rússia também intensificou os ataques a alvos no oeste da Ucrânia, em parte para interromper as entregas de armas ocidentais.

Um novo comboio de ônibus começou a retirar mais civis da devastada cidade portuária de Mariupol, no sudeste do país, que viu os combates mais pesados ​​da guerra até agora e onde Moscou disse que as forças ucranianas restantes permanecem fortemente bloqueadas.

Pressionando a já combalida economia de 1,8 trilhão de dólares da Rússia, a Comissão Europeia propôs a eliminação gradual do fornecimento de petróleo russo dentro de seis meses e produtos refinados até o final de 2022. O preço do petróleo Brent saltou 3% para mais de 108 dólares o barril após as notícias.

O plano, se aprovado pelos governos da UE, seria um divisor de águas para o maior bloco comercial do mundo, que continua dependente da energia russa e precisa encontrar suprimentos alternativos. A Hungria e a Eslováquia querem ficar isentas da proibição por enquanto, disseram fontes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“(O presidente Vladimir Putin) precisa pagar um preço, um preço alto, por sua agressão brutal”, disse a chefe da Comissão, Ursula von der Leyen, ao Parlamento Europeu em Estrasburgo, sob aplausos dos parlamentares.

Ela também anunciou sanções contra o maior banco da Rússia, o Sberbank, dois outros credores, três emissoras estatais, oficiais do Exército e outros indivíduos acusados ​​de crimes de guerra.

A UE ainda não tem como alvo o gás natural russo, usado para aquecer residências e gerar eletricidade em todo o bloco.

Putin elevou ainda mais as apostas econômicas para os apoiadores ocidentais de Kiev na terça-feira ao anunciar planos para bloquear as exportações de matérias-primas vitais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Estamos Prontos”

No front da guerra, o ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, disse que seus militares considerariam alvejar o transporte de armas da aliança militar ocidental Organização do Tratado do atlântico Norte (Otan) para a Ucrânia, que não é membro da aliança, informou a agência de notícias RIA. A Otan diz que os Estados-membros individualmente estão enviando suprimentos militares, mas não tropas.

O ministério disse que atingiu 40 alvos militares ucranianos, incluindo quatro depósitos de munição e armas de artilharia.

Ao anunciar os exercícios militares surpresa, o Ministério da Defesa de Belarus afirmou que eles não representam ameaça para seus vizinhos, mas o serviço de fronteira da Ucrânia disse que não pode excluir a possibilidade de que as forças bielorrussas possam se juntar ao ataque da Rússia.

“Portanto, estamos prontos”, disse o porta-voz Andriy Demchenko.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Algumas forças russas entraram na Ucrânia via Belarus quando a invasão começou em 24 de fevereiro, mas até agora as tropas bielorrussas não estiveram envolvidas no que Moscou chama de “operação militar especial” para desarmar a Ucrânia e defendê-la dos fascistas.

Kiev e seus apoiadores ocidentais dizem que a alegação de fascismo é um pretexto absurdo para Moscou travar uma guerra de agressão não provocada que levou 5 milhões de ucranianos a fugir para o exterior.

Receba as newsletters do Money Times!

Cadastre-se nas nossas newsletters e esteja sempre bem informado com as notícias que enriquecem seu dia! O Money Times traz 8 curadorias que abrangem os principais temas do mercado. Faça agora seu cadastro e receba as informações diretamente no seu e-mail. É de graça!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar