BusinessTimes

Uma possível negociação entre BTG (BPAC11) e Stone (STNE) faz sentido?

16 maio 2022, 16:44 - atualizado em 17 maio 2022, 1:28
Stone
BTG pode estar em negociação com a Stone para aquisição da empresa, informa o Valor Econômico (Imagem: Facebook Stone)

O BTG (BPAC11) pode estar em processo de negociações para adquirir a Stone (STNE), segundo o jornal Valor Econômico. Com a possibilidade de aquisição, a Ágora Investimentos e Bradesco BBI analisaram se a operação é vantajosa para as companhias.

Otavio Tanganelli e Maria Clara Negrão, analistas que assinam o relatório, acreditam que o possível negócio pode até ter sinergias do ponto de vista estratégico, com o intuito de alavancar o canal de distribuição da Stone com capacidade de originação de crédito de pequenas e médias empresas do BTG.

No entanto, quando se trata do valuation, ou seja, valor da empresa, não acreditam que o negócio faria sentido.

Isso porque a Stone ainda representa entre 15-20% do valor de mercado em relação ao BTG e suas ações são negociadas em múltiplos mais altos, o que acabaria diluindo o lucro por ação para os acionistas, dizem os analistas.

As ações da Stone derreteram mais de 90% desde o seu pico.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Impacto da taxa de rotatividade

Além do aspecto do valuation, o relatório destaca que o cenário para os adquirentes permanece bastante incerto, tendo em vista o potencial — e provável — impacto futuro da taxa de rotatividade (churn) no setor.

Os analistas apontam que este fator é consequência das recentes iniciativas de reprecificação da Stone, que acabam por diminuir a atratividade de curto prazo de seus ativos.

Nenhuma das empresas se pronunciou sobre o assunto até o momento da redação desta matéria.

Receba as newsletters do Money Times!

Cadastre-se nas nossas newsletters e esteja sempre bem informado com as notícias que enriquecem seu dia! O Money Times traz 8 curadorias que abrangem os principais temas do mercado. Faça agora seu cadastro e receba as informações diretamente no seu e-mail. É de graça!

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
lorena.matos@moneytimes.com.br
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.