Internacional

Uma recessão oficial nos EUA depende destes seis indicadores

01 ago 2022, 14:51 - atualizado em 01 ago 2022, 14:51
EUA
Na quinta-feira, dados do governo americano mostraram que o PIB caiu a uma taxa anualizada de 0,9% no segundo trimestre, após queda de 1,6% nos três primeiros meses do ano (Imagem: Unsplash/benjmater)

Os árbitros oficiais das recessões nos EUA analisam seis indicadores mensais para determinar se o país entrou de fato em uma recessão – e esses números ainda não deixam claro uma contração.

O comitê de datação de ciclos econômicos do National Bureau of Economic Research dos EUA rejeita a noção de que dois trimestres consecutivos de queda do PIB caracterizem uma recessão. Em vez disso, o órgão analisa indicadores que vão do consumo ao emprego e à atividade industrial.

“Existe atualmente um conflito entre o crescimento robusto do emprego na folha de pagamento e as quedas modestas em alguns outros indicadores mensais”, disse Robert Gordon, professor da Northwestern University e membro do comitê. Ele não comenta sobra sua visão a respeito de recessão.

Na quinta-feira, dados do governo americano mostraram que o PIB caiu a uma taxa anualizada de 0,9% no segundo trimestre, após queda de 1,6% nos três primeiros meses do ano. Alguns economistas consideram isso como uma regra geral informal que indica uma recessão.

Segue um resumo dos principais indicadores observados pelo NBER:

Renda Pessoal Real Menos Transferências

A renda pessoal foi mista este ano, prejudicada pela inflação. Caiu 0,3% em junho, após dois avanços mensais, e subiu três dos seis meses deste ano.

Folhas de pagamento não agrícolas

Os EUA tiveram um aumento de 2,7 milhões de empregos este ano, um ritmo de cerca de 450.000 empregos por mês, muito mais forte do que a média anterior à pandemia de Covid-19.

O crescimento das folhas de pagamento vem desacelerando, mas continua positivo, com a expectativa de que a alta em julho totalize 250.000 quando o governo divulgar os números na sexta-feira.

Despesas reais de consumo pessoal

Ajustado pela inflação, o consumo pessoal continuou em expansão este ano, aumentando em cinco dos últimos seis meses. Os gastos do consumidor representam cerca de 70% da economia dos EUA, por isso continua sendo um fator-chave para o crescimento.

Atividade industrial real e comércio exterior

A atividade industrial real e o comércio exterior vêm caindo este ano. A indústria americana enfrentou dificuldades este ano em meio aos problemas na cadeia de suprimentos. Também houve menos pedidos, pois os gastos do consumidor se desaceleraram e um dólar mais forte tornou as exportações mais caras.

Emprego das famílias

Enquanto o principal relatório mensal de emprego vem de uma pesquisa junto a empresas, uma pesquisa separada com famílias oferece uma perspectiva diferente sobre o mercado de trabalho. O emprego das famílias foi fortemente positivo no primeiro trimestre, mas diminuiu em dois dos últimos três meses.

Produção Industrial

A produção industrial foi positiva nos primeiros meses do ano e se estabilizou mais recentemente, apresentando ligeira queda em junho.

O NBER define uma recessão como “um declínio significativo na atividade econômica que se espalha por toda a economia e dura mais do que alguns meses”. Então, para atender aos critérios, o órgão observa se mais do que apenas um ou dois indicadores mostram fraqueza e se esses declínios são significativos e duram mais do que alguns meses.

🏆Money Times é Top 9 em Investimentos!🏆

Obrigado pelo seu voto! Graças a você, o Money Times está entre as 9 maiores iniciativas brasileiras no Universo Digital em Investimentos. Se você conta com o conteúdo do site para cuidar bem do seu dinheiro, continue votando e ajude o Money Times a se tornar o melhor portal de notícias de investimentos do Brasil. Contamos com o seu apoio. CLIQUE AQUI E VOTE!

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.