Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Uni.co fortalece atuação da Lojas Americanas por meio do sistema de franquias

22/04/2021 - 12:20
Puket, Uni.co
A Lojas Americanas comprou, por meio da sua subsidiária IF Capital, 70% do Uni.co, dono das marcas Puket, imaginarium, MinD e Lovebrands (Imagem: Facebook/Puket)

A aquisição do Grupo Uni.co reforça uma vertente de atuação ainda pouco explorada pela Lojas Americanas (LAME4), que é a do sistema de franquias.

Segundo a XP Investimentos, a Lojas Americanas atualmente opera por meio desse modelo apenas em lojas de conveniência com a marca Americanas Local ou a BR Mania, e por isso a compra do Uni.co, dono da Puket, imaginarium, MinD e Lovebrands, é positiva.

Além de agregar novas categorias no portfólio da Lojas Americanas, a corretora acredita que o Uni.co, usando sua expertise para criar produtos, poderá alavancar o desenvolvimento das marcas próprias da companhia.

Pelo lado do Uni.co, a Lojas Americanas deve alavancar a atuação do grupo nos canais digitais.

Espera-se que a legalização das apostas esportivas seja muito significativa aos impostos

A XP enxerga ainda um potencial de crescimento orgânico, dada a baixa penetração nas categorias em que o Uni.co atua. A corretora estima uma participação de mercado em torno de 4% para Puket e 1% para imaginarium.

“Entendemos que há potenciais riscos positivos advindos da aquisição, como a retomada da economia (maior parte das lojas localizadas em shoppings e imaginarium atuando em uma categoria muito relacionada a comemorações), entrada em novas categorias organicamente e anúncios de M&A [fusões e aquisições] para reforçarem o portfólio de marcas nessa frente”, complementaram Danniela Eiger, Thiago Suedt e Gustavo Senday, analistas de Varejo da XP, que seguiu com recomendação de compra e preço-alvo de R$ 36 para a ação da Lojas Americanas.

O acordo entre Lojas Americanas e Uni.co reforça que a consolidação no varejo brasileiro vai respingar, além do e-commerce, nas operações tradicionais físicas (Imagem: Divulgação)

A Lojas Americanas comprou, por meio da sua subsidiária IF Capital, 70% do Uni.co. O acordo para aquisição prevê a compra do restante das ações (30%) em três anos, em uma faixa de valor pré-definida e de acordo com a performance do plano de negócios.

Com mais de 30 anos de experiência, o Uni.co atua no mercado por meio de uma estratégia omnichannel com uma rede de mais de 440 franquias e mais de 2.800 clientes multimarcas e canais digitais. A empresa lança anualmente mais de 4 mil produtos exclusivos.

O valor da negociação não foi revelado, mas a XP estima algo em torno de R$ 250 milhões, ou apenas 0,5% do valor de mercado total da Lojas Americanas. Os principais executivos do Uni.co permanecerão no negócio.

Consolidação no varejo

Para o Safra e a Guide Investimentos, a aquisição corrobora com a tendência de consolidação no varejo brasileiro. Mais que isso, o acordo entre Lojas Americanas e Uni.co reforça a ideia de que essa trajetória de consolidação vai respingar, além do e-commerce, nas operações tradicionais físicas.

“Depois de sofrer um forte impacto da pandemia com as medidas de distanciamento social e impacto sobre o emprego, esperamos ver uma consolidação contínua no setor, que permanece amplamente fragmentado”, comentaram os analistas Guilherme Assis e Felipe Reboredo, do Safra.

O banco reiterou a compra da ação da Lojas Americanas.

Chegou a nova newsletter Comprar ou Vender

As melhores dicas de investimentos, todos os dias, em seu e-mail!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Diana Cheng - 22/04/2021 - 12:24

Pela Web