Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

União Europeia prorrogará controle de exportação de vacinas contra Covid até junho

04/03/2021 - 11:07
Vacinas
O mecanismo foi criado no final de janeiro em reação aos anúncios dos fabricantes de vacinas contra Covid-19 sobre atrasos nas entregas ao bloco (Imagem: REUTERS/Benoit Tessier)

A União Europeia está planejando prorrogar seu esquema de autorização de exportações de vacinas contra Covid-19 para o final de junho, disseram duas fontes do bloco à Reuters nesta quinta-feira, uma medida que pode redespertar tensões com países que dependem de doses feitas na UE.

O mecanismo foi criado no final de janeiro em reação aos anúncios dos fabricantes de vacinas contra Covid-19 sobre atrasos nas entregas ao bloco.

Ele deve vencer no final de março, mas a Comissão Europeia quer prorrogá-lo até junho, disseram as duas autoridades.

“A Comissão proporá sua prorrogação até junho. E isto foi recebido pelos Estados-membros com aprovação, não necessariamente entusiasmo, mas existe a sensação de que ainda precisamos deste mecanismo”, disse um diplomata veterano da UE.

A segunda autoridade acrescentou que, em uma reunião de diplomatas do bloco na quarta-feira, muitos países apoiaram a medida, incluindo os pesos-pesados Alemanha e França.

A Comissão Europeia não estava disponível de imediato para comentar.

O primeiro-ministro italiano, Mario Draghi, também pediu sanções a empresas que não respeitarem suas obrigações contratuais com a UE.

Quando o mecanismo de controle de exportações do bloco foi adotado, provocou revolta em países importadores que temem que seus suprimentos de vacina possam ser prejudicados.

Conforme o esquema, as empresas precisam de uma autorização para exportar vacinas contra Covid-19, e podem ter seus pedidos de exportação negados se não respeitarem os compromissos de suprimento com a UE.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Rafael Borges - 04/03/2021 - 11:08