União Europeia suspende tarifas sobre produtos dos EUA por 90 dias

A União Europeia anunciou a suspensão por 90 dias das tarifas de 25% sobre os produtos dos Estados Unidos, após Donald Trump voltar atrás e reduzir as tarifas retaliatórias.
O bloco europeu tinha anunciado a taxa na quarta-feira (9), em represália aos impostos de 25% que o governo norte-americano impôs no mês passado às exportações de aço e alumínio. A tarifa está prevista para começar a valer a partir do dia 15 de abril.
- E MAIS: Junte-se à comunidade de investidores do Money Times para ter acesso a reportagens, coberturas, relatórios e mais; veja como
O pacote votado pelos países-membros afetaria mais de 20 bilhões de euros (cerca de R$ 130,5 bilhões) em produtos americanos como milho, trigo, cevada, arroz, motocicletas, aves, frutas, madeira, roupas e fio dental.
Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, afirma que a UE quer dar espaço para possíveis negociações e, caso não haja, as contramedidas irão entrar em vigor.
“Tomamos nota do anúncio feito pelo presidente Trump. Queremos dar uma chance às negociações. Enquanto finalizamos a adoção das contramedidas da UE que tiveram forte apoio de nossos Estados-membros, nós as colocaremos em espera por 90 dias”, afirmou em publicação nas redes sociais.
We took note of the announcement by President Trump.
We want to give negotiations a chance.
While finalising the adoption of the EU countermeasures that saw strong support from our Member States, we will put them on hold for 90 days.
If negotiations are not satisfactory, our…
— Ursula von der Leyen (@vonderleyen) April 10, 2025
Vale lembrar que o bloco está avaliando como responderá às taxas sobre automóveis e às tarifas recíprocas.