Unidos da inflação: Foliões encontram cerveja mais cara e cachaça batizada com impostos no Carnaval

Aqueles que estão planejando aproveitar o Carnaval podem preparar o bolso porque vão encontrar alguns produtos mais caros do que no ano passado.
Os dados do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) mostram que, nos últimos 12 meses, a cerveja acumula alta de 10,55%. A categoria de outras bebidas alcoólicas, que incluem os destilados, não fica muito atrás: +9,67%.
Ainda entre as bebidas, a inflação acumulada de refrigerante e água mineral totalizou 12,62% em janeiro.
Os foliões que vão aproveitar a data para viajar são os que mais vão sentir a pressão inflacionária. Nos últimos 12 meses, o preço das passagens aéreas passou por uma inflação de 50,51%, seguido pelas passagens de ônibus interestadual (14,42%) e intermunicipal (7,68%).
Já a hospedagem teve uma alta de 17,25%, enquanto os pacotes turísticos subiram 15,79%.
Impostos no Carnaval
Além da inflação, os foliões também vão precisar enfrentar o peso dos impostos. Segundo um levantamento da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), carga tributária pode ultrapassar, em alguns casos, dos 80% sobre o valor final do produto.
É o caso das bebidas alcoólicas. A cachaça, por exemplo, compõe 81% em tributos, e o chope são 62%. E não são apenas as bebidas: adereços como calor havaiano e máscara de plástico tem mais de 40% em tributos.
Confira o peso dos impostos
| Produto | Carga tributária | 
| Cachaça | 81,9% | 
| Caipirinha | 76,7% | 
| Chope | 62,2% | 
| Refrigerante (lata) | 46,5% | 
| Colar havaiano | 46% | 
| Spray espuma | 45,9% | 
| Refrigerante (garrafa) | 44,6% | 
| Óculos de sol | 44,2% | 
| Máscara de plástico | 43,9% | 
| Confete/Serpentina | 43,8% | 
| Cerveja artesanal | 42,7% | 
| Cerveja (lata) | 42,7% | 
| Cerveja (garrafa) | 42,7% | 
| Máscara de lantejoulas | 42,7% | 
| Biquíni com lantejoulas | 42,2% | 
| Protetor solar | 41,7% | 
| Cavaquinho | 38,3% | 
| Pandeiro | 37,8% | 
| Fantasia (roupa tecido) | 36,41% | 
| Água de coco | 34,1% | 
| Fantasia (roupa com arame) | 33,9% | 
| Biquíni | 33,4% | 
| Água mineral | 31,5% | 
| Hospedagem para hotel | 29,6% | 
| Passagem aérea | 22,3% | 
| Preservativo | 18,8% | 
 
							 
				 
				 
				![[Conteúdos gratuitos] Assista ao Giro do Mercado e outros programas exclusivos em nosso Youtube](https://www.moneytimes.com.br/uploads/2024/01/banner-html-28.png) 
						 
                 
                     
                     
                     
                     
                     
                    