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Unipar (UNIP6) deve elevar investimento em 2023 após resultado recorde em 2022

20 mar 2023, 19:11 - atualizado em 20 mar 2023, 19:11
Unipar
A Unipar é a segunda maior fabricante de PVC da América do Sul, material usado em uma série de aplicações na construção civil, incluindo tubulações (Imagem: Unipar/ You Tube)

A Unipar (UNIP6), uma das maiores fabricantes de produtos químicos do Brasil, deve elevar o investimento este ano depois de aplicar 305 milhões de reais em suas operações em 2022, em estratégia para ampliar capacidade e linha de produtos que tem ajudado a impulsionar os resultados da companhia.

A empresa teve lucro líquido 1,3 bilhão de reais no ano passado, crescimento de 14% sobre a performance de 2021.

O desempenho operacional medido pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) encerrou o ano em 2,6 bilhões de reais, recorde para a Unipar e 15% acima do resultado recorrente de um ano antes.

“Nosso caminho de crescimento implica um investimento maior nos próximos anos”, disse o presidente-executivo da Unipar, Mauricio Russomanno, evitando fazer projeções precisas. O executivo lembrou que a companhia investiu cerca de 150 milhões de reais em 2019, ano em que a Unipar iniciou o atual processo de transformação, algo que inclui a primeira fábrica da companhia no Nordeste.

“Estamos avaliando outras regiões do país. Em vez de mandar produto de São Paulo, podemos fazer na própria região e sobra mais capacidade” para atender o mercado do Sudeste, disse o executivo.

A Unipar é a segunda maior fabricante de PVC da América do Sul, material usado em uma série de aplicações na construção civil, incluindo tubulações, que tem visto a demanda crescer diante do processo de concessões de saneamento iniciado com o novo marco aprovado em 2020.

A nova fábrica do grupo, que está sendo construída no polo petroquímico de Camaçari (BA) com investimentos de 234 milhões de reais, terá capacidade de produção de 20 mil toneladas de cloro e 22 mil toneladas de soda ao ano. A previsão é de início da operação no primeiro semestre de 2024.

“Temos como missão dobrar a companhia nos próximos 10 anos”, disse Russomanno. “Estamos em estudos para mais fábricas de cloro e soda pelo Brasil.” Segundo ele, além do crescimento orgânico, o plano da Unipar envolve também aumento de portfólio de produtos na cadeia de cloro e soda e aquisições de empresas.

A companhia, que tem entre os principais rivais na cadeia de cloro e soda a Braskem, terminou 2022 atingindo nível de ocupação de capacidade instalada de 84% ante 78% em 2021.

Diante das incertezas nos cenários nacional e internacional, com a alta de juros e agora a crise no setor bancário, o presidente da Unipar afirmou que a companhia poderá exportar mais neste ano caso a demanda interna não cresça. Além do Brasil, a Unipar tem um centro de produção em Bahia Blanca, na Argentina, onde a empresa ainda tem capacidade para aumentar produção, afirmou.

Os produtos da Unipar entram em uma série de fases da indústria residencial, desde tubulações de PVC, no início das obras, até pisos vinílicos e esquadrias com proteção térmica nas fases de acabamento, e com isso a empresa segue se beneficiando do boom de lançamentos da construção ocorrido durante a pandemia.

“Entramos (em 2023) com um cenário mais complexo e mais desafiador do que terminamos ano passado, porque as taxas (de juros) estão em nível muito elevado”, disse Russomanno.

A Unipar, que tem entre seus principais acionistas o investidor Luiz Barsi Filho, com quase 14% de participação em ações ordinárias, terminou o ano com dívida líquida negativa, disse Russomanno. “Temos capacidade de alavancagem e situação financeira confortável”, afirmou o executivo, sobre eventuais oportunidades de aquisição, que seriam focadas em empresas similares, com geração de caixa recorrente e voltadas ao mercado “B2B”.

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reuters@moneytimes.com.br
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