ImóvelTimes

URBE.ME estreia novo modelo com CDBV atrelado a ativos imobiliários

20 jan 2019, 15:00 - atualizado em 18 jan 2019, 19:55

Se você já investiu no URBE.ME, sabe que o modelo tradicional de crowdfunding é regulado pela CVM, a Comissão de Valores Mobiliários, e que o investidor recebe um contrato de mútuo ao final da captação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sempre ficamos muito orgulhosos em saber que trabalhamos ativamente para que o mercado de investimento imobiliário fosse acessível a todas as pessoas de uma maneira simples, o que se concretizou nos últimos anos.

+ Veja aqui quais são as pequenas gigantes da Bolsa que podem te ajudar a transformar centavos em milhões

Nesse tempo, o investimento imobiliário direto e colaborativo já provou a capacidade que tem de movimentar a construção civil e a economia do país.

Mesmo assim, por melhores que tenham sido os resultados, este foi apenas um pequeno passo. O modelo praticado possui inúmeras limitações, que acabam não trazendo verdadeira liberdade de escolha aos investidores e incorporadores, limitando os projetos que podem participar do mercado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por isso, este ano, o URBE.ME estreia o novo modelo de captação de recursos, em parceria com uma instituição financeira e sob o âmbito regulatório do Banco Central.

Agora, ao investir, o investidor receberá um CDBV atrelado ao ativo imobiliário no qual está investindo. Este título passa a ser emitido pelo próprio Banco.

Para você entender melhor, preparamos um quadro comparativo entre os dois modelos:

 

CDBV

 

Mas calma, vamos explicar melhor:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que é o CDBV atrelado a ativos imobiliários

CDBV é a sigla para Certificado de Depósito Bancário Vinculado. Este é o nome que se dá para o título que o banco emite que comprova o investimento. Uma das diferenças deste título em relação ao tradicional CDB é que ele é Vinculado.

Vinculado a quê?

Quando um incorporador ou empreendedor realiza um empréstimo em um banco, ele emite um certificado chamado de CCB, ou Cédula de Crédito Bancário. Este é o documento que comprova que o incorporador realizou um empréstimo com o banco.

Então, já que o investidor do URBE.ME investe em um empreendimento específico, o título será Vinculado à CCB do Incorporador, e atrelado ao empreendimento imobiliário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É importante destacar que, assim como no modelo tradicional, não há garantia do FGC, o Fundo Garantidor de Crédito e o pagamento ao investidor fica condicionado ao pagamento da CCB por parte da incorporadora.

Garantias para o Investidor

Para o investidor, na prática, o novo modelo não altera as suas garantias.

Os projetos disponibilizados na plataforma continuam passando por uma série de análises, em que menos de 5% dos projetos são aprovados (falamos um pouco mais sobre o processo de avaliação dos empreendimentos aqui).

Os empreendimentos sempre estão sob Patrimônio de Afetação, que garante que os recursos do empreendimento serão utilizados para finalizar a obra.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, os empreendimentos continuam tendo sempre o terreno adquirido e os projetos aprovados nos órgãos competentes.

Rentabilidades

As projeções de rentabilidade seguem as mesmas. Trabalhamos para disponibilizar rentabilidades em torno de 200% do CDI, ou 13% ao ano. Tudo reajustado pelo INCC (Índice Nacional da Construção Civil).

A grande diferença em relação ao modelo tradicional é que antes a rentabilidade era pós-fixada por um percentual do CDI. Agora, esta rentabilidade mínima passa a ser pré-fixada e será a taxa exposta no seu título CDBV.

A parte variável da rentabilidade fica por conta de um contrato paralelo, no qual o incorporador se compromete a recomprar o título por valor majorado de acordo com o valor de vendas do empreendimento em que você investiu. Este contrato pode ser consultado no momento do investimento, bem como o modelo da sua CDBV.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim, a rentabilidade projetada continua atrelada às vendas das unidades do empreendimento, enquanto a rentabilidade mínima passa a ser pré-fixada e estará descrita da sua CDBV. O pagamento continua sendo feito ao final do prazo de vencimento do título.

Mais liberdade para os investidores

Lembra que falamos lá no início que o modelo tradicional tinha limitações? E dentro dessas limitações, duas delas valem a pena serem destacadas:

Limite de investimento por ano-calendário: Cada investidor podia investir o limite de R$ 10.000 por ano-calendário.

Limite de faturamento da incorporadora: Somente incorporadoras com faturamento bruto anual de até R$ 10 milhões de reais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No novo modelo estas restrições não existem mais. O investidor pode decidir quanto quer aplicar no setor, sem limite máximo de investimento, mas sempre com prudência e atentando agora ao seu perfil de investimento.

Da mesma forma, o URBE.ME pode agora trabalhar com mais parceiros, com projetos novos e ainda melhores.

Evolução natural do mercado

Estas mudanças que o URBE.ME está trazendo para o investimento imobiliário direto nada mais são do que naturais no mercado. Durante o ano de 2018 provamos que este é um mercado rentável aos investidores e agora estamos confortáveis para dar mais um passo na direção de democratizar ainda mais investimentos e trazer projetos de alta qualidade para os investidores.

Esperamos você nos próximos projetos da nossa plataforma.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar