Finanças Pessoais

Vai viajar para fora? Airbnb pode ficar mais caro; entenda taxa na conversão de moedas

03 fev 2024, 17:00 - atualizado em 02 fev 2024, 15:53
Airbnb
Airbnb pode ficar mais caro quando pago em moeda diferente da divulgada no anúncio (Imagem: Pexels/Canva Pro)

O Airbnb tem planos de cobrar uma taxa de 2% no pagamento feito em moeda diferente da informada no imóvel anunciado, segundo informações da Bloomberg. A mudança está prevista para 1º de abril deste ano.

Conforme divulgado pelo periódico, a decisão é parte da estratégia da companhia de expansão internacional ao mesmo tempo que impulsiona as receitas. Com isso, a taxa de serviço ao hóspede pode subir, chegando até 16,5% do subtotal, sem contar os impostos.

Vale lembrar que os proprietários podem cobrar também taxa de limpeza, somando-se aos demais custos da hospedagem.

“De tempos em tempos, ajustamos nossas taxas para melhor alinhá-las ao valor que oferecemos”, disse a empresa por e-mail, conforme divulgou a Bloomberg.

Por outro lado, compras no exterior com cartão de crédito ficam mais baratas

Para quem está planejando viagem ao exterior, há outro ponto relevante relacionado às taxas, mas dessa vez nas compras com cartão de crédito.

Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) em operações de câmbio passou por mudanças nesse início de ano. A taxa caiu de 5,38% para 4,38% e deve continuar em queda ao longo dos próximos anos.

Segundo um compromisso do Brasil firmado com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o plano é acabar de vez com o IOF. A taxa cairá 1 ponto percentual por ano até 2028, quando será extinta.

Vale lembrar que, no ano passado, a alíquota caiu de 6,38% para 5,38%.

Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
Linkedin
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.