Consumo

Vai viajar para os EUA? Veja por que você não poderá comprar um Apple Watch

19 dez 2023, 12:33 - atualizado em 19 dez 2023, 12:33
Apple Watch
Versões do Apple Watch terão vendas suspensas nos Estados Unidos (Imagem: Apple/Divulgação)

A Apple anunciou na segunda-feira (18) a interrupção das vendas do smartwatch Series 9 e Ultra 2 nos Estados Unidos, por conta de uma disputa de patentes relacionada à tecnologia que permite a medição de oxigênio no sangue.

A decisão da companhia vem após uma ordem da Comissão de Comércio Internacional dos Estados Unidos (ITC) que poderia proibir a importação do Apple Watch. O órgão constatou que os aparelhos violam patentes da empresa de tecnologia médica Masimo.

A companhia acusa a Apple de contratar seus funcionários, roubar a tecnologia de oximetria de pulso e incorporá-la ao seu relógio inteligente.

O presidente norte-americano, Joe Biden, está analisando a decisão, até 25 de dezembro. No entanto, a Apple já afirmou que está tomando medidas preventivas para cumprir caso a decisão seja mantida. A Casa Branca não comentou.

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Quando venda do Apple Watch será interrompida?

De acordo com a gigante de tecnologia, a venda dos relógios no site será pausada a partir de 21 de dezembro, e nas lojas Apple após o dia 24.  Outros modelos que não contenham o sensor de oxigênio no sangue não são afetados pela disputa.

Ryan Reith, da empresa de pesquisa de mercado IDC, defende que as vendas de Apple Watches durante o período natalino nos Estados Unidos não serão prejudicadas, e que o impacto total da decisão, caso seja mantida, será sentido em janeiro e fevereiro, meses em que das vendas costumam ser mais lentas para a Apple no país.

Apple tem bastante estoque do Watch 8 e SE, então eles terão produtos disponíveis durante esse período”, disse Reith. “A maior implicação é se a Apple pode usar a tecnologia do sensor de oxigênio no sangue em questão em dispositivos futuros, ou se terá que chegar a um acordo ou encontrar uma nova solução.”

* Com informações da Reuters

Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
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