Vale (VALE3) e Petrobras (PETR4) sobem mais de 2% com fluxo estrangeiro
As ações da Vale (VALE3) e da Petrobras (PETR4) operam em forte alta nesta quarta-feira (21), em meio à intensificação da entrada de capital estrangeiro na B3. Os papéis das duas blue chips sobem cerca de 2% cada e figuram entre os principais vetores de sustentação do Ibovespa, que renovou máxima histórica ao alcançar o patamar dos 168 mil pontos.
Os papéis das empresas concentram o fluxo estrangeiro por serem as ações mais líquidas da B3, terem grande peso no Ibovespa e oferecerem exposição direta a commodities dolarizadas, o que facilita a entrada de investidores globais quando há aumento do apetite por mercados emergentes.
A Vale é a ação mais negociada do mercado brasileiro na sessão, com giro financeiro de aproximadamente R$ 1,3 bilhão em pouco mais de 35,1 mil negócios. Já a Petrobras acompanha o movimento, refletindo o aumento do apetite do investidor estrangeiro por ativos brasileiros.
O movimento ocorre em meio a um processo de rotação global de portfólios, com investidores reduzindo posições em ações dos Estados Unidos e buscando alternativas em mercados emergentes. O Ibovespa já havia fechado em nível recorde na véspera, aos 166 mil pontos, e dá continuidade ao rali nesta quarta-feira.
Segundo Felipe Cima, analista da Manchester Investimentos, a realocação tem relação direta com o aumento da percepção de risco geopolítico nos EUA e na Europa.
“Muitos que investiram no S&P e no Nasdaq estão se afastando desses índices das Bolsas de Nova York, devido à agressividade de Trump com os parceiros da Otan. Isso pode estar acelerando o processo de rotação global”, afirma.
“Dessa forma, migram recursos para países emergentes como o Brasil, atraindo fluxo, principalmente de investidores estrangeiros.”
*Com Estadão Conteúdo