BusinessTimes

Vale (VALE3): Ainda compensa, mesmo, ter ações da mineradoras?

10 out 2022, 9:22 - atualizado em 10 out 2022, 9:22
Níquel-Vale
Carga pesada: Vale sofre com forte queda do preço do minério de ferro no mercado internaci0nal (Imagem: Divulgação/ Vale)

O minério de ferro é uma espécie de termômetro da economia global. E com o mundo em probabilidade crescente de recessão, é natural a pergunta: manter Vale (VALE3) na carteira é uma boa?

De fato, as ações da Vale costumam, ao menos no curto prazo, reagir conforme o preço da commmodity. E esta, por sua vez, tem grande sensibilidade ao nível de atividade das grandes economias, principalmente a China.

O país asiático é o maior cliente da mineradora brasileira, bem como o grande importador mundial de minério de ferro.

Pode se dizer, inclusive, que a Vale foi uma grande contribuinte da evolução da infraestrutura da China, que apresentou um crescimento anual do PIB de impressionantes 13,6% nos últimos 20 anos.

Vale vê cotação do minério cair mais de 50%

Em 2021, o minério de ferro alcançou sua máxima histórica (US$ 240 por tonelada). A alta foi proveniente da reabertura das economias pós-lockdown, que foi mais rápida que o esperado pelo mercado e pelas mineradoras. Como as empresas desaceleraram fortemente a produção durante a pandemia, o resultado foi uma demanda muito maior que a oferta e o preço no pico histórico.

Agora, o cenário é outro: com o aumento dos temores de recessão global e forte desaceleração do crescimento da China, o preço da commodity caiu para algo próximo de US$ 100 por tonelada.

VALE3 continua gerando fluxo de caixa e distribuindo dividendos

Analistas das séries Melhores Ações da Bolsa (MAB) e Double Income – que têm o papel no portfólio – comentaram sobre as expectativas com relação ao futuro da ação…

… Clique aqui para ler a matéria completa.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.