Giro do Mercado

Vale (VALE3) cai no após relatório de produção, mas parte dos analistas vê ações descontadas; Nvidia (NVDA) vira foco na guerra comercial

16 abr 2025, 13:37 - atualizado em 16 abr 2025, 13:37

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O relatório de produção da Vale (VALE3) no primeiro trimestre de 2025 (1T25) mostrou uma queda de 4% na produção de minério de ferro. As ações da empresa operam em queda no Ibovespa (IBOV), mas para analistas, o momento pode representar oportunidade.

No Giro do Mercado desta quarta-feira (16), a jornalista Paula Comassetto convidou Renan Dantas, editor-assistente do Money Times, para comentar sobre os números apresentados pela Vale.

De acordo com Dantas, a redução na produção já era esperada, mas outro dado chamou atenção. “A queda era esperada porque choveu mais em Minas Gerais, pausando a produção na região. Entretanto, a Vale vendeu mais e está vendendo com maior qualidade”, afirmou.

Segundo o jornalista, parte dos analistas do mercado acreditam que o objetivo da empresa é exportar minérios de maior qualidade, por preços mais caros. A reorganização visa proteger a empresa da desaceleração do mercado chinês, que deve consumir menos minério de ferro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dantas ainda afirmou que nenhuma casa de análise alterou a recomendação por conta do relatório e a maior parte mantém uma visão positiva, de que a ação está descontada. Oito de dez analistas observados pelo Money Times recomendam compra das ações.

“Os analistas comparam o preço da ação, comparam a média histórica com o que a empresa pode entregar de lucro, de geração de caixa e dividendos e consideram um bom risco-retorno. A ação está barata e vai continuar lucrando”, disse Dantas.



Guerra comercial segue impactando mercados

No cenário internacional, a guerra comercial entre Estados Unidos e China parece estar longe do fim. Nesta quarta (16), Donald Trump voltou a elevar tarifas para o país asiático para 245%

Além da tarifação, os EUA anunciaram o bloqueio das vendas de um dos principais chips de inteligência artificial (IA) da Nvidia (Nasdaq:NVDA) para os chineses. As ações da empresa reagiram negativamente à medida, caindo mais de 5% em Nova York.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na semana passada, a China disse que ignoraria novos aumentos tarifários realizados pelos EUA, porque já tornaram o comércio inviável entre as nações. Nos dados macroeconômicos do país, o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) foi a 5,4% no 1T25, acima do esperado pelo mercado. 

Comassetto ainda comentou sobre as expectativas para a entrevista de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve e o desempenho dos mercados internacionais. Para acompanhar o programa na íntegra, acesse o canal do Money Times no youtube.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter estagiário no Money Times, graduando em jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP). Cobre empresas, mercados e agronegócio desde 2024.
gustavo.silva@moneytimes.com.br
Repórter estagiário no Money Times, graduando em jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP). Cobre empresas, mercados e agronegócio desde 2024.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar