Empresas

Vale (VALE3): Como a empresa quer tornar mineração mais limpa

12 jul 2023, 14:28 - atualizado em 12 jul 2023, 14:28
Vale
Vale Ventures anuncia investimentos na startup Allonnia (Imagem: Flávya Pereira/Money Times)

A Vale Ventures, divisão de investimentos da Vale (VALE3), anunciou nesta quarta-feira (12) um investimento na startup de biologia transformacional Allonnia, sediada em Boston, nos Estados Unidos.

A Allonnia desenvolve uma biotecnologia que busca alterar como alguns processos são realizados na mineração, de maneira a reduzir o impacto ambiental e melhorar a qualidade.

Segundo comunicado da companhia, o objetivo é acompanhar a evolução dessa tecnologia e apoiar o desenvolvimento de sua aplicação na mineração.

A Vale Ventures participou da extensão do aumento de capital Série A da Allonnia – que alcançou o total de US$ 30 milhões – adquirindo uma fatia minoritária desse valor.

“Na Allonnia, vemos um parceiro estratégico que pode apoiar nosso objetivo de promover a mineração com baixa pegada de carbono, usando tecnologias de ponta para ajudar a reduzir e dar uma nova destinação aos resíduos de nossos processos”, explica Bruno Arcadier, Head da Vale Ventures.

Investimentos da Vale Ventures

O comunicado da companhia explica que a Vale Ventures está adquirindo participações minoritárias em startups focadas em quatro temas relacionados à mineração sustentável:

  • Descarbonização na cadeia de mineração, ou seja, investimentos em tecnologias que ajudem a Vale e seus clientes a reduzir as emissões de carbono, apoiando a ambição da empresa de se tornar neutra em carbono até 2050;
  • Mineração sem resíduo, para ajudar a reduzir o desperdício e o impacto ambiental dos processos de mineração;
  • Metais de transição energética. Acelerar a capacidade do setor de fornecer metais essenciais para a transição energética e fontes emergentes de demanda;
  • Mineração do futuro. Investir em novas tecnologias que mudem como as empresas de mineração administram seus negócios.

A Vale Ventures destaca que, ao montar um portfólio de soluções, espera gerar retornos financeiros e estratégicos que beneficiem a Vale, seus clientes e a sociedade.

Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
Linkedin
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
Linkedin