Empresas

Vale (VALE3) fecha parceria com a Anglo American e compra 15% de participação acionária

22 fev 2024, 9:44 - atualizado em 22 fev 2024, 9:44
vale-vale3-5
A parceria estabelece ainda uma contribuição da Vale com recurso de minério de ferro. (Imagem: REUTERS/Pilar Olivares)

A Vale (VALE3) anunciou nesta quinta-feira (22), em comunicado ao mercado, que assinou um acordo com a Anglo American para adquirir 15% de participação acionária e estabelecer uma parceria no complexo Minas-Rio. 

O acordo contempla a contribuição da Vale com recursos de minério de ferro do depósito de Serpentina, além do desembolso complementar de US$ 157,5 milhões, sujeito a ajustes da dívida líquida e à variação do capital de giro, na data de fechamento.

Após a conclusão da transação, prevista para o quarto trimestre deste ano, a Vale receberá sua parcela proporcional da produção do Minas-Rio.

A mineradora terá ainda uma opção de compra de mais 15% na operação ampliada de Minas-Rio, mediante desembolso de caixa e ocorrência de eventos relacionados à futura expansão do complexo, como recebimento da licença ambiental.

Minas-Rio é uma operação integrada de minério de ferro com capacidade nominal de produção de pellet feed de alta qualidade de 26,5 milhões de toneladas por ano e com potencial de expansão para até 31 milhões de toneladas na configuração atual.

O depósito da Serra da Serpentina é contínuo ao complexo Minas-Rio e possui recursos estimados em 4,3 bilhões de toneladas.

“Minas-Rio é um ativo Tier-1 que se beneficiará de grandes sinergias com o depósito de Serpentina e a logística da Vale, e estamos confiantes de que essa parceria destravará valor significativo para todos os nossos stakeholders. Nós planejamos destinar nossa parcela do pellet feed de alta qualidade para nossas plantas de pelotas no Brasil e, no futuro, para os Mega Hubs, produzindo briquetes de minério de ferro”, disse o presidente da Vale, Eduardo Bartolomeo.

*Com informações da Reuters

Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, atua há 3 anos na redação e produção de conteúdos digitais no mercado financeiro. Anteriormente, trabalhou com produção audiovisual, o que a faz querer juntar suas experiências por onde for.
Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, atua há 3 anos na redação e produção de conteúdos digitais no mercado financeiro. Anteriormente, trabalhou com produção audiovisual, o que a faz querer juntar suas experiências por onde for.
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.