Vale (VALE3) firma acordo para avaliar desenvolvimento de cobre no Canadá
A Vale (VALE3) disse nesta terça-feira (2) que sua subsidiária Vale Base Metals (VBM) e a Glencore assinaram um acordo para avaliar conjuntamente um potencial projeto de desenvolvimento de cobre em área já explorada, em propriedades adjacentes na Bacia de Sudbury, no Canadá.
Segundo comunicado, o acordo estabelece uma estrutura para explorar “significativas sinergias” da mineração dos depósitos subterrâneos de ambas as empresas, utilizando o shaft e a infraestrutura existentes na Mina Nickel Rim South da Glencore.
- CONFIRA: Veja os ativos mais recomendados por grandes bancos e descubra como diversificar sua carteira com as escolhas favoritas do mercado; acesse gratuitamente
A intenção é que a VBM e a Glencore se transformem em uma joint venture, como parceiras iguais no projeto, que deve produzir 880 mil toneladas de cobre ao longo de 21 anos, com um custo de capital entre US$ 1,6 bilhão e US$ 2 bilhões, disse a Vale.
A mineradora brasileira observou que, considerando a geologia polimetálica da Bacia de Sudbury, as empresas também produzirão, além do cobre, níquel, cobalto, ouro, metais do grupo da platina (PGMs) e outros minerais críticos.
Os trabalhos detalhados de engenharia, licenciamento e consulta ocorrerão em 2026, enquanto a decisão final de investimento é esperada para o primeiro semestre de 2027.