Vale (VALE3): Justiça aprova encerramento de recuperação judicial da Samarco

A Samarco, joint venture da Vale (VALE3) com a BHP, obteve autorização da Justiça de Minas Gerais para o encerramento de seu processo de recuperação judicial, por meio do qual foram reestruturados passivos superiores a R$50 bilhões com aproximadamente 10 mil credores, informou a mineradora nesta terça-feira.
O processo teve início após uma crise gerada pelo rompimento mortal de uma barragem de rejeitos de mineração da companhia em novembro de 2015, em Mariana (MG), que levou a uma paralisação de suas atividades por anos.
“Esse é um marco importante para a manutenção da função social e para a continuidade operacional daquela companhia. A decisão da 2ª Vara Empresarial da Comarca de Belo Horizonte2 pelo encerramento contou com o parecer favorável do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, que concluiu que a recuperação judicial cumpriu sua finalidade”, diz a mineradora em fato relevante.
- CONFIRA: Está em dúvida sobre onde aplicar o seu dinheiro? O Money Times mostra os ativos favoritos das principais instituições financeiras do país; acesse gratuitamente
A Samarco voltou a produzir minério de ferro e pelotas no fim de 2020 e, atualmente, opera com 60% de sua capacidade produtiva e conta com cerca de 16,3 mil empregados diretos e contratados.
A previsão é que a empresa atinja 100% da capacidade até 2028, ou uma escala de produção de cerca de 26 a 27 milhões de toneladas de pelotas e finos de minério de ferro.
A Vale diz que seguirá apoiando a entidade na busca contínua por melhores práticas disponíveis e por um desempenho de excelência.