Vale (VALE3) recebe licença para operar Projeto Serra Sul, no Pará

A mineradora Vale (VALE3) afirmou nesta quinta-feira (11) que recebeu a licença de operação para as atividades relacionadas à mina do Projeto Serra Sul, que deverá reforçar a capacidade de produção de minério de ferro da companhia a partir do polo de Carajás, no Pará.
“O projeto prevê a expansão da capacidade anual da mina-planta S11D, no Sistema Norte, em 20 milhões de toneladas de minério“, diz o documento.
“Isso se dará por meio de iniciativas como a abertura de novas áreas de lavra, a instalação de um novo britador semimóvel, a duplicação da correia transportadora de longa distância existente e a implantação de novas linhas de processamento na planta”, explica.
- LEIA TAMBÉM: O Money Times liberou, como cortesia, as principais recomendações de investimento feitas por corretoras e bancos — veja como acessar
A licença de operação, expedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), marca um avanço relevante na execução do projeto, cujo cronograma prevê início do comissionamento no segundo semestre de 2026, disse a mineradora.
Com investimentos totais estimados em US$2,8 bilhões, o empreendimento já alcançou 57% de avanço financeiro e 77% de progresso físico, disse a Vale.
A Vale explica que o Serra Sul junto com os projetos Vargem Grande e Capanema, compõe o conjunto de iniciativas estratégicas da Vale voltadas à ampliação sustentável da produção e à maior flexibilidade do portfólio de produtos de minério de ferro.