Vale (VALE3) reduz nível de emergência da barragem Forquilha III, em Ouro Preto

A Vale (VALE3) informou na tarde desta segunda-feira (18) que a barragem Forquilha III, localizada na mina Fábrica, no município de Ouro Preto (MG), teve seu nível de emergência reduzido de 3 para 2, conforme decisão da Agência Nacional de Mineração.
Com esta redução, a Vale destacou que não possui mais barragens em nível de emergência 3 em seu portfólio.
Em segurança de barragens, o nível 3, também conhecido como nível máximo de emergência, indica que a ruptura da barragem é iminente ou já está ocorrendo. No nível dois, no entanto, ainda há uma “ameaça à segurança no curto prazo”.
“Alcançamos nosso compromisso de não ter barragens em nível de emergência 3 no ano de 2025, reforçando a segurança das pessoas e do meio ambiente” disse Gustavo Pimenta, CEO da Vale.
A mineradora ainda defendeu que a redução do nível de emergência foi possível em “razão da obtenção de novas informações em campo e em laboratório, estudos e melhorias da instrumentação, os quais permitiram maior conhecimento da estrutura”.
- LEIA TAMBÉM: Tenha acesso às recomendações mais valorizadas do mercado sem pagar nada; veja como receber os relatórios semanais do BTG Pactual com o Money Times
“A Barragem Forquilha III integra o Programa de Descaracterização de Barragens a Montante da Vale e está em fase de obras preparatórias para o início do processo de descaracterização, previsto para começar em 2026” disse Rafael Bittar, Vice-presidente Executivo Técnico da Vale.
Desde 2019, 17 das 30 estruturas que integram o Programa de Descaracterização já foram descaracterizadas.
O programa de descaracterização da Vale refere-se ao projeto da empresa para eliminar todas as suas barragens construídas pelo método a montante no Brasil, ou seja, aquelas que são apoiadas sobre rejeitos. Ele envolve a desativação e eliminação física dessas estruturas, além de outras ações para reduzir riscos e impactos ambientais.