Resultados

Vale (VALE3) tem lucro de US$ 2,85 bilhões no 3T23

26 out 2023, 18:41 - atualizado em 26 out 2023, 19:52
vale-vale3
Vale tem lucro de US$ 2,85 bilhões e supera estimativas (Imagem: Reprodução/Vale)

O lucro líquido das operações continuadas da Vale (VALE3) atingiu US$ 2,85 bilhões no terceiro trimestre do ano, queda de 35,7% sobre o mesmo período de 2022, segundo o relatório divulgado nesta quinta-feira (26).

Comparada com o segundo trimestre do ano, quando a mineradora apresentou ganhos de US$ 928 milhões, a linha teve um salto de mais de 200%.

Já o lucro líquido das operações continuadas atribuído a acionistas somou US$ 2,83 bilhões entre julho e setembro de 2023.

  • IPCA-15: A gasolina não é mais a ‘culpada’ pela alta da inflação? Analista Matheus Spiess comenta quais devem ser os efeitos da prévia para os mercados; Confira no Giro do Mercado clicando aqui.

O lucro veio acima das estimativas do consenso do mercado. Dados de um levantamento da Bloomberg apontavam um valor esperado de R$ 13,3 bilhões, ou algo em torno de US$ 2,66 bilhões.

De acordo com a Vale, a queda do lucro líquido em relação ao terceiro trimestre de 2022 se deve principalmente aos resultados financeiros, impactados pelo ajuste de variação cambial acumulada em 2022, além da marcação a mercado do valor das debêntures participativas.

O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado das operações continuadas totalizou US$ 4,17 bilhões e superou os US$ 3,66 bilhões em 2022. Em relação ao segundo trimestre de 2023, a linha cresceu 7,8%.

Preços mais altos e crescimento das vendas impulsionam receita

A receita líquida de vendas da companhia cresceu para US$ 10,6 bilhões, contra US$ 9,92 bilhões reportados um ano antes. A mineradora se beneficiou de maiores preços realizados de minério de ferro e volumes de vendas de minério de ferro e pelotas.

Entre julho e setembro deste ano, as vendas de finos e pelotas de minério de ferro da Vale aumentaram 6% ano a ano. Foram comercializados os estoques do primeiro semestre, enquanto que as condições favoráveis do mercado ajudaram a impulsionar os volumes.

Do lado da produção, a Vale atingiu 86,2 milhões de toneladas métricas de minério de ferro, avanço de 9,5% em relação ao segundo trimestre do ano e um recuo de 3,9% sobre o terceiro trimestre de 2022.

A produção de pelotas mostrou sinais de crescimento, principalmente em comparação ao terceiro trimestre de 2022. Entre julho e setembro de 2023, foram produzidas 9,17 milhões de toneladas, avanço anual de 11,1%.

Em metais básicos, a produção de cobre da Vale subiu tanto no comparativo trimestral (+3,6%) quanto em base anual (+9,8%). Já o níquel avançou 14,1% trimestre a trimestre, enquanto os volumes produzidos encolheram 18,7% sobre 2022.

As vendas de cobre ficaram estáveis trimestre a trimestre e subiram 47% ano a ano. No caso do níquel, os volumes encolheram 2,7% 11,5% em base trimestral e anual, respectivamente.

A Vale revisou para baixo o guidance de produção de cobre, para a faixa de 315-325 mil toneladas por ano. Enquanto isso, o guidance para minério de ferro foi mantido em 310-320 milhões de toneladas em 2023.

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.