Internacional

Valneva planeja ensaios no Reino Unido com vacina já aprovada

05 fev 2021, 16:40 - atualizado em 05 fev 2021, 16:41
Vacinas
A empresa planeja inscrever cerca de 4 mil pessoas em seus ensaios de estágio final no Reino Unido e pretende buscar aprovação no último trimestre de 2021 (Imagem: Julio Rivera/Força Naval Americana)

A Valneva pretende realizar um ensaio com uma vacina aprovada contra a Covid-19 para testes avançados de seu próprio imunizante no Reino Unido, onde o rápido ritmo de vacinação pode dificultar a condução de um estudo convencional. A farmacêutica francesa avalia com reguladores se voluntários no grupo de controle do ensaio, planejado para começar em abril, poderiam receber uma vacina contra o coronavírus que já foi autorizada, disse o CEO Thomas Lingelbach em entrevista.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Se as autoridades de saúde concordarem, a empresa seria a primeira a realizar esse tipo de ensaio antes da aprovação de sua vacina contra a Covid-19. À medida que as vacinas se tornam mais amplamente disponíveis, a Valneva considera que não seria eticamente justificável realizar um ensaio comparando seu imunizante com um placebo, a abordagem padrão para ensaios médicos, porque exigiria que os participantes do grupo de controle renunciassem a uma possível proteção.

Além disso, à medida que mais pessoas são vacinadas, isso pode levar a menos novas infecções por Covid, o que pode atrasar os resultados. Os testes são concluídos assim que uma determinada proporção de participantes é diagnosticada com a doença, permitindo que pesquisadores avaliem a eficácia e segurança de um imunizante.

“No momento, temos cinco vacinas contra a Covid que mostraram eficácia”, que a Valneva poderia escolher como um comparador, disse Lingelbach.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

4 mil participantes

A empresa planeja inscrever cerca de 4 mil pessoas em seus ensaios de estágio final no Reino Unido e pretende buscar aprovação no último trimestre de 2021. Dada a meta do governo de vacinar todos com mais de 70 anos até meados de fevereiro, a empresa pode ter que realizar um ensaio menor e separado para adultos com mais idade em outra região posteriormente, se não conseguir recrutar participantes suficientes no Reino Unido, de acordo com Lingelbach.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As ações da Valneva subiram 17% em Paris na quinta-feira, quando a União Europeia confirmou planos para finalizar seu acordo preliminar para a compra de doses da empresa.

A Valneva lançou os ensaios de estágio inicial em dezembro e é uma das poucas empresas no Ocidente desenvolvendo uma vacina inativada contra o vírus SARS-CoV-2. A abordagem é usada há décadas e envolve o uso de uma amostra do vírus morto para estimular uma resposta imunológica sem causar a doença.

Compartilhar

bloomberg@moneytimes.com.br