BusinessTimes

Valor da Stripe cai quase pela metade após captação de US$ 6,5 bi

16 mar 2023, 12:44 - atualizado em 16 mar 2023, 12:44
Stripe
Embora a Stripe ainda planeje prosseguir com uma oferta pública inicial de ações, isso é improvável este ano, disse a fonte (Imagem: REUTERS/Dado Ruvic)

A processadora norte-americana de pagamentos Stripe levantou na quarta-feira 6,5 bilhões de dólares em uma rodada de financiamento liderada por investidores atuais e novos, mas o valor da empresa caiu para 50 bilhões de dólares, uma queda de quase 50% em relação a dois anos atrás.

A companhia disse que usará o dinheiro para cobrir uma grande conta de impostos associada às ações concedidas aos funcionários e para fornecer liquidez aos funcionários.

Cerca de 3,5 bilhões de dólares do capital recém-levantado serão usados para impostos e o restante irá para compras de ações de funcionários, de acordo com uma fonte.

O financiamento mais recente marca um declínio acentuado na avaliação da fintech, avaliada em 95 bilhões de dólares em março de 2021.

A empresa disse que não precisa dos novos fundos para administrar seus negócios. Empresas de capital de risco, incluindo Andreessen Horowitz, Baillie Gifford, Founders Fund, General Catalyst, MSD Partners e Thrive Capital, lideraram a última rodada de financiamento.

Embora a Stripe ainda planeje prosseguir com uma oferta pública inicial de ações, isso é improvável este ano, disse a fonte.

A Stripe tinha inicialmente como meta uma captação de recursos de cerca de 4 bilhões de dólares, mas acabou atraindo mais demanda dos investidores do que inicialmente previsto, acrescentou a fonte.

Novos investidores como o fundo soberano de Cingapura GIC, Goldman Sachs Asset and Wealth Management e Temasek também participaram da rodada, disse a Stripe.

A Stripe, que conta com Amazon.com, Ford, Salesforce e BMW entre seus clientes, disse anteriormente que pretende se tornar lucrativa antes de abrir o capital.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.