Cielo

Varejo: Abril tem menor crescimento das vendas em um ano, aponta índice Cielo

15 maio 2019, 10:28 - atualizado em 15 maio 2019, 10:28
Em termos nominais, que espelham a receita de vendas efetivamente realizadas pelo varejista, o ICVA apresentou alta de 7,2% (Marcos Oliveira/Agência Senado)

De acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), as vendas no varejo brasileiro cresceram 1,9% em abril, descontada a inflação, na comparação com o mesmo mês do ano passado, mostra um comunicado revelado nesta quarta-feira (15).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em termos nominais, que espelham a receita de vendas efetivamente realizadas pelo varejista, o ICVA apresentou alta de 7,2%.

“O calendário afetou positivamente o resultado do mês. Na Páscoa, as vendas fortes que antecederam o feriado compensaram a sexta-feira Santa mais fraca e o benefício do calendário ocorreu devido à troca de dias. Houve uma terça-feira a mais e um domingo – dia fraco para o comércio varejista – a menos que em abril de 2018”, indica o comunicado.

Ao ajustar o ICVA deflacionado para o calendário, observa-se alta de 0,8% nas vendas em relação a abril do ano passado. O ICVA nominal, por sua vez, registrou alta de 6,1% em relação ao mesmo mês do ano passado. Isso mostrou uma  desaceleração no aumento das vendas em comparação com março, tanto no cenário em que a inflação
é descontada quanto no cenário em que não é levada em consideração.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Abril apresentou o ritmo de crescimento mais baixo dos últimos 12 meses. Diferente da trajetória verificada em 2018, na qual a aceleração das vendas era constante, temos percebido um movimento mais lento em 2019. ”, afirma Gabriel Mariotto, diretor de inteligência da Cielo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

Fundador do Money Times | Editor
Fundador do Money Times. Antes, foi repórter de O Financista, Editor e colunista de Exame.com, repórter do Brasil Econômico, Invest News e InfoMoney.
gustavo.kahil@moneytimes.com.br
Fundador do Money Times. Antes, foi repórter de O Financista, Editor e colunista de Exame.com, repórter do Brasil Econômico, Invest News e InfoMoney.
Leia mais sobre: